Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


Anorexia nervosa tem fator genético, diz estudo


Um grupo de pesquisadores australianos conseguiu detectar um gene que contribui para o desenvolvimento da anorexia nervosa. A descoberta, publicada na revista científica 'Molecular Psychiatry' de agosto, pode levar os cientistas a um tratamento mais objetivo para doença, além de contribuir para a possibilidade de um diagnóstico antecipado.

A anorexia nervosa é um distúrbio de origem neurológica que torna as pessoas obcecadas pela perda de peso. Desejando emagrecer ao máximo, as vítimas restringem sua alimentação ao máximo.

O estudo recém divulgado, liderado pela cientista Ruth Urwin, analisou a relação entre a anorexia nervosa e um gene batizado como NET. Ele é responsável pela produção de uma proteína controla as reações neuroquímicas do corpo em relação à ansiedade e o stress. Uma espécie de interruptor molecular no gene determina quanto da proteína será produzida pelo corpo, e uma variação alterada desse mecanismo é que está ligada com o desenvolvimento da anorexia nervosa.

Durante a análise do gene, foi descoberto um trecho grande de DNA que nunca tinha sido encontrado em pessoas sadias. Esse trecho de DNA foi localizado em duas variantes, uma longa e uma curta. Ao testar pessoas que tinham anorexia nervosa, descobriu-se que a maioria das pessoas portadoras da doença tinham a variação longa do gene.

Segundo os pesquisadores, isso mostra que a pessoa que herda a variação longa do gene tem grandes chances de ser vítima da anorexia.

O grupo acredita que o descobrimento desse mecanismo pode permitir a criação de um diagnóstico antecipado da doença, além de encorajar o desenvolvimento de novos tratamentos.

A descoberta da ligação entre o NET e a anorexia nervosa também deve ajudar combater a idéia de que problemas pessoais ou um mau relacionamento familiar são causas únicas do problema.