Anorexia é uma dieta levada aos extremos. Os doentes sentem um grande medo quando pensam em engordar, isso faz com que comam muito pouco e percam muito peso. É como se a comida fosse um veneno, que deve ser eliminado do corpo de qualquer jeito.
Muitas anoréxicas também se exercitam obsessivamente, como maneira de manter o peso baixo, e algumas usam drogas para perder peso. Normalmente começa como uma simples dieta - muitas anoréxicas estavam só um pouco acima do peso antes da doença. Mas quando o peso começa a baixar, inicia uma obsessão por perder mais e mais, até ficarem muito abaixo do peso normal.
Mesmo estando muito magras, as doentes não conseguem comer normalmente, distorcem a imagem do próprio corpo, sem notar o peso perdido, como se a cabeça não conseguisse se acostumar com o novo formato, e mostrasse o antigo. Por comer tão pouco, muitas sofrem com prisão de ventre e começam a usar laxantes.
Não se sabe ao certo o que faz com que isso ocorra, mas normalmente é uma grande vontade de ser magra, por influência da mídia, como as top models, e querer estar no controle. Junta-se isso com muitos outros problemas pessoais, chega uma hora que tudo "explode" e causa esses problemas. Anorexia pode ser um sinal de profunda infelicidade, ou um jeito de chamar a atenção. Dizem que fazem isso pra tentar voltar a infância, ser cuidada pelos pais, não desenvolver o corpo, para não assumir sua sexualidade e ver que estão crescendo.
Com a grande perda de peso, o corpo começa a "falhar". Pra economizar energia, o metabolismo baixa, tudo fica mais lento, a temperatura cai, pode causar anemia, o corpo dói. O corpo precisa tirar energia de algum lugar, então tudo o que não é vital vai parando de funcionar, como a menstruação que pára, os cabelos perdem brilho e podem começar a cair, os pêlos do corpo crescem mais, para tentar manter a tempertaura, as unhas ficam fracas, a pele fica pálida, ou seja, ela vai ficando com aparência de doente mesmo. Depois de usar toda a gordura que tinha o corpo começa a devorar os músculos, chegando uma hora em que a paciente nem tem mais de onde tirar. A paciente fica desnutrida. Esses problemas, se prolongados, podem causar problemas sérios e irreversíveis, como a impossibilidade de engravidar e osteoporose. E claro, se não tratada, pode levar à morte.