Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
 

 
 
 

                   Johnny Allen Hendrix, nasceu em Seattle, Washington(EUA), no dia 27 de novembro de 1942, às 10:15 da manhã, no hospital King County. Sua mãe Lucille Jeter, filha de uma índia Cherokee, e seu pai, James Allen Hendrix, um negro que trabalhava como jardineiro, casaram-se as pressas quando "Al" soube que ia ser convocado. Em novembro de 45 Al Hendrix dá baixa no exército e em 11 de setembro de 1946 troca o nome de seu filho com 4 anos de Johnny Allen Hendrix para James Marshall Hendrix, os pais quase não se entendiam e por isso ele passava muito tempo com a avó materna. Sua mãe morreu quando ele tinha dezesseis anos. Ele tinha um irmão, Leon, e duas irmãs, do segundo casamento do pai.
                    O pai era severo mais gostava de música e até arranhava alguns solos de saxofone. James Marshall estudou gaita-de-boca e violino. Aos 11 anos, ganhou do pai um violão acústico de segunda mão, que aprendeu a dominar tão depressa que o pai não hesitou em vender o próprio sax para comprar-lhe uma guitarra elétrica, um ano depois. Ele aprendeu pelo caminho mais difícil, com os discos de cantores de blues como Muddy Waters, B. B. King e roqueiros negros como Chuck Berry. Esse auto-didatismo gerou um estilo nada ortodoxo, pois tocava uma guitarra direita com a canhota. Aos 14 anos, já animava bailes com os Rocking Kings. Aos 16 anos deixava o colégio, o Ginásio Garfield, a versão é que foi expulso por namorar uma garota branca.
                    Em 1961, alistou-se no Exército, em Fort Ord, na Califórnia, no final de 61 foi servir como pára-quedista no Fort Campbell, Kentucky, onde conhece Billy Cox, em julho de 62 saiu por dispensa médica após uma fratura no tornozelo direito durante um salto.
                    Em 1963, botou o pé na estrada como guitarrista e cantor de blues, vagando de conjunto em conjunto, tocando com gente como Little Richard e Ike & Tina Turner do The Supremes, em 1964 chega em Nova Iorque, no Greenwich Village, onde grava com os Isley Brothers.
                    Em 1966, depois de uma gravação com Curtis Knight, ele forma o seu primeiro grupo - " Jimmy James e os Blues Flames", e começa a tocar no Café Wha?
                    Em 1966, depois de lhe roubarem tudo o que tinha, inclusive a guitarra, no Village, ele está cantando e tocando com um instrumento emprestado no Café Wha? onde conhece John Hammond Jr. e começam a tocar no Café A GO GO, quando é conhecido por gente como Bob Dylan, os Beatles e os Rolling Stones. Foi Linda Keith, uma mulher que acompanhava o stone  Keith Richard, quem sentiu seu potencial e deu o serviço a Chas Chandler, baixista do The Animals, que surgia como produtor de discos. Os dois partem para Londres em setembro de 1966, lá James se transforma em Jimi Hendrix. Duas semanas depois, dois encontros importantes, com um baixista, Noel Redding e um baterista, Mitch Mitchell, formando o grupo "The Jimi Hendrix Experience" baseando o nome do grupo na mania de Chandler por ficção científica.
                    A Decca recusou a gravação de "Hei Joe", mas Kit Lamber (empresário do The Who) viu Jimi e quis contratá-lo para a Track, sua gravadora, recém-fundada. Mas como a Track só começa a funcionar em março, a primeira gravação de Jimi foi um LP simples pela Polydor. O grupo começa a rodar pela Europa, em Paris se apresenta em programa duplo no Olympia com Johnny Halliday, ídolo francês. Em Munique, durante uma invasão de palco, Jimi cai e a guitarra se quebra, ele recolhe o instrumento e completa a quebradeira batendo-a contra as caixas de som. A partir daí, o sacrifício das guitarras se torna um ritual obrigatório em seus shows.
                    Na volta para a Inglaterra, Chas estava sem dinheiro e acabou vendendo seis baixos para dar uma festa e convidar os manda-chuvas do rock. O resultado foi um belo contrato para o "Experience" acompanhar o "New Animals". Na segunda apresentação, roubaram a guitarra de Jimi e Chas vendeu o último baixo para comprar-lhe outra. Dois dias depois, "Hey Joe" estoura na Inglaterra, proporcionando ao grupo apresentações nos clubes mais importantes de Londres e Concertos por todo o país.
                    Em junho de 1967, Jimi Hendrix é apresentado aos americanos no festival de Monterey, na Califórnia, o "Experience" parece milênios a frente dos outros, logo após Bill Graham contrata o "Experience" para tocar com o "Jeferson Airplane" no Filmore West.
                    Depois de uma apresentação escandalosa com os "Monkees" para um público de adolescentes e uma série de concertos, Jimi volta para a Inglaterra, deixando o LP "Are You Experienced?" seu primeiro LP nos Estados Unidos pela gravadora de Sinatra, a Reprise, explodindo na América. Em novembro de 67 sai o segundo LP na Inglaterra, Axis: Bold as Love.
                    O ano de 1968 começa com sintomas de que as coisas não iam bem com o "Experience". Jimi destruía amplificadores no palco e tocava no máximo quatro números, sumindo nos bastidores, foi uma jornada de angústia, na qual, muitas vezes, ele se perdeu, incidentes, prisão na Suécia depois de uma briga com Noel Redding e de destruir um quarto de hotel. A música, no entanto, continuava viva, "Are You Experienced?" e "Axis: Bold as Love" estavam tão à frente na época, que músico algum conseguia executá-las. Jimi fazia coisas consideradas impossíveis na guitarra. Em agosto quando o "Eletric Ladyland" surgiu, os críticos de rock torceram o nariz. Na verdade  "Eletric Ladyland" foi o ponto alto da carreira de Jimi. Em maio de 1969 Jimi é preso no Canadá, detido no aeroporto de Toronto acusado de portar drogas, alegou que foi um fragrante encenado pela polícia, para afugentar hippies e desertores americanos que atravessavam a fronteira em número cada vez maior, sendo libertado mediante  o pagamento de uma fiança de 10 mil dólares,  mas o grupo já não se entendia no palco, até que em 29 de junho de 1969 o "Jimi Hendrix Experience" se despedi com um último show no Denver Pop Festival, no Colorado, em agosto de 1969 Jimi tem um de seus últimos momentos de glória no Woodstock Festival.
                    Em 1970 surge o "Band of Gypsys" com Buddy Milles na bateria e Billy Cox no baixo, mas o disco, gravado ao vivo no Fillmore East, Nova Iorque, não saiu muito bom, Buddy Milles ainda não estava a altura do conjunto. Jimi explica mais tarde: "Eu devia uma gravação á companhia". Voltando a Inglaterra Jimi participa do terceiro festival da Ilha de Wight, com Mitch Mitchell na bateria ele mostra ao público um pouco da velha chama. Depois disso uma excursão pela Europa, interrompida porque Billy Cox fica doente.
                Retornando a Londres, em 10 de setembro de 1970 registra-se no Hotel Cumberland, alugando dois quartos, em 15 de setembro registra-se no Hotel Samarkand, Notting Hill, Londres. No dia 18 de setembro, uma quinta-feira de manhã, sua namorada alemã Monika Danneman, encontra Jimi inconsciente no quarto,  tentou acordá-lo, não conseguiu, chamou uma ambulância, ele foi colocado sentado e ficou com a cabeça baixa, levado às pressas , morreu ao dar entrada no hospital St. Mary Abbott, em Kensington, Londres, sufocado no próprio vômito, sem conseguir respirar, intoxicado por barbitúricos, tudo não passou de um trágico acidente, seu corpo foi velado na Igreja Batista Rainier e foi enterrado no Cemitério Greenwood em Renton, Washington em 1º de outubro de 1970. Em 1997 seu pai  e sua meia irmã Janie formam a empresa Experience Hendrix, em conjunto com a Universal Music, reeditando a obra de Jimi e um selo musical, a Hendrix Records, dedicado a artistas novos.

 volta ao início
   vai para Monterey