Noticias da Internet
Anteriores

Notícias NotíciasNotíciasNotíciasNotíciasNotíciasNotícias

 

A participação de empresas brasileiras entre as  maiores fabricantes de software que operam no país caiu para  16% em 2002 segundo a assespro. 07/03/2003

O Número de Usuários ativos da Internet atingiu 580 milhões no quarto trimestre de 2002 segundo pesquisa da Nielsen/NetRatings      06/03/2003

Internauta ganhará novas opções de acesso
24/3/2002

O usuário de internet terá duas novas opções de acesso à rede a partir do segundo semestre deste ano. A primeira, o chamado sistema 0100, permitirá pagar uma tarifa fixa de telefone por mês sem limites de tempo de conexão. Atualmente, a cobrança é feita por pulsos, o que não permite o controle do usuário. No novo modelo, ele pagará uma conta especial de telefone relativa apenas à conexão com a Rede. A cobrança do provedor continuará sendo feita normalmente. O número de ligação para utilizar a Rede será um código único para todo país. O prefixo adotado para a internet deverá ser o 0100. É o número que conta com a maior simpatia dos conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A segunda opção de acesso, será utilizar a tecnologia IP. Neste modelo, a conta do provedor e da operadora serão a mesma. O sistema adotará o Serviço de Comunicação Multimídia (SMC), que irá garantir um acesso mais rápido à internet. O SMC fará a ligação direta com a Rede, a partir da linha telefônica. Ao tentar se conectar, o computador pedirá quatro números fixos de acesso ao internauta, além do nome de uso e a senha.

Fonte:
Jornal do Brasil

Internet já tem 446 milhões de utilizadores

No final de 2001, o número de utilizadores da Internet era de 446 milhões, segundo um estudo da eMarketer. Os Estados Unidos são os maiores "contribuintes", com um quarto do total de cibernautas

Um relatório divulgado na quarta-feira pela empresa eMarketer revela que o número de utilizadores da Internet em todo o mundo era de 446 milhões, em Dezembro de 2001.
Só os Estados Unidos contribuem com um quarto do total de cibernautas, totalizando 119 milhões, o que corresponde a 26 por cento do total de utilizadores da rede.
Com base em informação recolhida pela eMarketer junto de 100 grupos de investigação e organismos governamentais, a pesquisa revela que existem 133,4 milhões de cibernautas na América do Norte, 139,3 milhões na Europa, 145,9 milhões na Ásia e Pacífico, 22 milhões na América Latina e 5,3 milhões em África.
Os analistas da empresa prevêem que o número de utilizadores da Internet continue a aumentar nos próximos anos, devendo atingir os 529 milhões no final de 2002 e os 622,9 milhões em 2003.

Computador Pequeno

A IBM criou um computador do tamanho de um bloquinho de anotações. A façanha possui um processador de 800 MHz, 128 MB de memória RAM e mede 12,7 cm de largura por 7,6 cm de...

HAR-D1000

A Sony prepara-se para iniciar a comercialização no mercado japonês de um novo dispositivo de gravação e reprodução de música digital.
O HAR-D1000 está equipado com um disco duro de 40 GB e utiliza uma tecnologia de compressão de dados designada de ATRAC3, que permite codificar os dados de música a uma velocidade de 132 Kbps e fazer gravações de até 600 horas.
Segundo foi noticiado pelo magazine japonês Nikkei Electronics Online, o HAR-D1000 foi desenvolvido de forma a não necessitar de ligação a um PC, dispensando uma entrada de sinal digital USB. O dispositivo pode estar equipado apenas com uma saída analógica e consegue ler CD-R/CD-RW.
Uma das novidades introduzidas por este produto é a função de "Highlight Scan", que possibilita o armazenamento em memória de pequenos registros de 10 segundos para cada música de forma. O utilizador poderá, assim, selecionar a música que quer ouvir, a partir de esses registros.
Com lançamento marcado para 21 de Fevereiro, o novo HAR-D1000 será comercializado no Japão a um preço próximo dos 65.000 ienes (560,59 euros ou 112.389 escudos).

TOSHIBA REVELA DISCO DE 1,8 POLEGADAS COM 20 GB
A Toshiba desenvolveu um disco duro do tamanho de uma moeda. Com 1,8
polegadas, o novo disco tem capacidade para armazenar 20 GB de dados
Fonte Digito de 18/01/2002

Internauta poderá pagar taxa única de acesso à Web a partir de janeiro
27/08/2001 

A partir de janeiro de 2002, os internautas brasileiros devem ter uma nova opção para acessar a Internet.O presidente da Anatel, Renato Guerreiro, afirmou que a agência vai criar um modelo exclusivo para comunicação de dados, ou seja, será cobrada uma tarifa única para o acesso à Internet.
A taxa única será independente do horário ou local da chamada. O objetivo é incentivar o acesso dos brasileiros à Web.
A partir da segunda semana de setembro o projeto formulado pela Anatel estará disponível para consulta pública no site da empresa: www.anatel.gov.br
Para Renato Guerreiro, a cobrança por pulso inibe a utilização da Internet e por isso a Anatel quer oferecer as mesmas condições para o acesso, no que concerne ao serviço de telecomunicações, para todos os usuários.
A Anatel ainda não tem uma estimativa do quanto custaria o novo modelo de acesso, no entanto, duas opções foram formuladas.
A primeira alternativa colocaria à disposição um número com os quatro primeiros dígitos específicos, como um 0800, e os outros números seriam o do provedor de acesso.
Quando o usuário quisesse se conectar ele discaria direto para esse número, ficando ligado diretamente ao provedor, pagando assim apenas a tarifa única.
A segunda opção foi inspirada no modelo europeu de acesso. Nele, haveria um número específico com quatro dígitos, para o usuário se conectar à Internet.
A Anatel ainda não definiu se o usuário pagará ao provedor uma mensalidade com a taxa única embutida. "Estamos estudando as questões legais para sabermos se o provedor poderia cobrar em uma única fatura seus serviços e a taxa da operadora", explicou Guerreiro.
O presidente da Anatel disse ainda que até o final do ano o novo modelo de taxa única deve estar definido e os internautas poderão começar a utilizá-lo a partir de janeiro de 2002.

Informações do Info Exame.

PC  20 anos de Existência

12/08/2001

Fez 20 anos que a IBM apresentou o primeiro computador pessoal. Com esta idade é possível dizer que ''já não se fazem PCs como antigamente''.
No dia 12 de Agosto de 1981, a IBM apresentava ''um computador de baixo preço que terá uma grande aceitação social'', desenvolvido por uma equipe de engenheiros, liderada por David J.Bradley  e Mark Dean em apenas 11 meses.
Com um preço inicial na época  de 3.280 dólares

 

Brasil terá 42,3 milhões de internautas em 2006

O Brasil vai alcançar 42,3 milhões de usuários de Internet em 2006, segundo novo relatório do Yankee Group. O número é quase o triplo da quantidade de usuários prevista para o final deste ano. Batizado de "A Second Wave: The Brazilian Internet User Forecast", o estudo aponta que o crescimento da base de usuários no País será, sobretudo, um resultado da penetração da Internet entre usuários domésticos das camadas B e C – com uma média de crescimento anual de 20,8% até 2006. O principal condutor desse crescimento será uma queda no preço dos equipamentos e modelos de financiamento.
O número de usuários corporativos que irão se conectar a Web a partir de seus locais de trabalho, deverá crescer, em média, 22,8% no mesmo período. O Yankee Group prevê ainda um crescimento anual de 27% das conexão realizadas a partir de escolas públicas.
De acordo com o diretor de estratégias de Internet para a América Latina, Grant Smith, o nível de penetração da Internet no Brasil vai depender muito das iniciativas governamentais. "Apesar do crescimento da base de usuários ser uma boa notícia para todo o mercado, não há garantias de que todas as companhias estejam aptas a transformar o aumento do tráfego em receitas”, afirma Raphael Duailibi, analista do Yankee Group no Brasil.

Internet no Brasil já tem 10 milhões de usuários14/05 14h22

Os internautas brasileiros já totalizam 10,4 milhões, segundo estudo do Ibope e Ratins.com sobre o perfil do usuário da Internet no mês de abril.
Desde setembro de 2000, este número não superava a faixa dos 9,8 milhões.
O crescimento pode ser explicado, segundo o analista de Internet do Ibope, Alexandre Magalhães, pelo aumento de facilidades de acesso aos computadores. "Hoje, os equipamentos estão mais baratos e a compra pode ser financiada".
O estudo indica também que os homens ainda acessam mais a Web do que as mulheres.
Os homens foram responsáveis, no mês passado, por 57,1% dos acessos, enquanto as mulheres representaram 42,9%.
Em média, os brasileiros passaram 7h36 horas conectados. A maior concentração de acessos foi nos finais de semana, especialmente aos sábados.
Os usuários de fim-de-semana, de acordo com a pesquisa, são na maioria homens (63%), acima dos 25 anos (56%) e com nível universitário (48%).
Os domínios mais acessados continuam sendo o UOL e o BOL, com 3,2 milhões e 2,2 milhões de usuários, respectivamente.
O Cadê?, ficou em terceiro lugar, com 1,9 milhão de usuários.

IDG Now!

 10 ANOS de IDADE

Foi em 17 de Maio de 1991 que durante uma apresentação a Web foi colocada disponível nas máquinas do CERN.
Foi a partir dessa data que a WWW começou a crescer a uma velocidade vertiginosa e se transformou na parte mais utilizada da Internet.
Hoje em dia a Internet mudou radicalmente em relação ao que inicialmente estava idealizado apostando numa vertente mais comercial em detrimento da partilha de conhecimento. Mas quem sabe o que a Internet será daqui a mais 10 anos?

O mundo já tem mais de 379 milhões de internautas

SÃO PAULO, 4 mai (PressWeb) - O mês de Março registrou um crescimento de cerca de 6,8 milhões de pessoas conectadas à Internet. Agora são 379 milhões de internautas em todo o mundo. A informação está no relatório de índices de Internet da Nielsen//NetRatings relativo ao período.Em março, 211 milhões de pessoas acessaram a Internet, 4% a mais do que em Fevereiro. As pessoas também têm gasto mais tempo para navegar: 7%. A média era de 8h51 em Fevereiro e subiu para
9h29 em março.Um detalhe interessante para os anunciantes é que os internautas de Hong Kong, da Espanha e da Coréia do Sul são os que mais clicam em banners publicitários.

© 2001 StarMedia        Fonte Zeek

Brasileiros fazem computador básico para diminuir o abismo digital

O New York Times conta que técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais, com um empréstimo do governo, estão criando um computador de cerca de 300 dólares, com o qual o Brasil poderá de uma vez por todas acabar com o abismo digital, conectando seus 170 milhões de habitantes à internet.

"Roberto Begonha, chefe do departamento de ciência da computação da universidade, diz que o objetivo é projetar um computador dentro dos padrões dos outros PCs do mercado que permita que pessoas de baixa renda tenham acesso à internet e a todos os benefícios culturais e educacionais que isso representa.

Em pouco mais de um mês, os cientistas desenvolveram um protótipo que inclui um processador básico, um modem de 56K, uma placa de rede Ethernet, caixas de som, mouse, monitor de 14 polegadas e portas para impressora, disk drive e CD-ROM. Em vez de disco rígido, o computador utiliza um disco flash de 16 megabytes, projetado para fornecer memória barata para PCs.

O próximo passo é o software. Nos próximos três meses, os pesquisadores vão usar o sistema operacional Linux, gratuito, para desenvolver um browser de internet, programa de e-mail, editor de texto e um programa básico de spreadsheet.

Apesar de nenhum fabricante ter se animado ainda a fabricar a máquina, o governo anunciou que usará os recursos de um programa de US$500 milhões, chamado Fundo para a Universalização das Comunicações, para fornecer computadores a escolas, hospitais públicos e delegacias de polícia. E, através de um banco estatal, o governo planeja oferecer uma linha de crédito de dois anos para pessoas de baixa renda que pagariam prestações de apenas US$10 por mês

Fonte Zeek

 

 

Brasil terá hora única de Internet, diz Comitê Gestor- 08:19 - 22/01/2001

A idéia do Comitê Gestor de padronizar o horário da Internet brasileira está cada vez mais próxima. De acordo com Cassio Vecchiatti, representante da comunidade empresarial no Comitê Gestor (CG), órgão que regulamenta a Internet no Brasil, o esforço agora é para ganhar o apoio de todas as empresas que atuam na área e deve ocorrer em no máximo dois meses.
Para viabilizar o projeto, foi instalado no Observatório Nacional do Rio de Janeiro um servidor Stratum 1 que permite igualar os relógios de todos os servidores dos provedores brasileiros. A idéia é oferecer mais segurança nas transações online, garantindo hora certa para os negócios eletrônicos, precisão nas trocas de e-mail, além de auxiliar na prevenção de fraudes.

Fonte Zeek

 

SONHO DA INTERNET GRATUITA CHEGA PERTO DO FIM


            
A suspensão, a partir de hoje, do serviço de acesso gratuito dos portais
Cidade Internet e Tutopia comprova que a Internet sem pagamento é mesmo um
modelo de negócios difícil de funcionar. O Tutopia, primeiro provedor a
oferecer acesso grátis na América Latina, ainda manterá um serviço
gratuito de acesso, mas com restrições. Os problemas dos provedores
gratuitos vieram à tona em setembro do ano passado, com o fechamento do
portal Super11.com. Depois disso, suspenderam seus serviços a Net gratuita,
do UOL, o e o Gratis1.com, da Starmedia. O único grande provedor nacional
a manter o acesso grátis é o iG.
Fonte Baguete 09/01/01

 

 

Internet

Internet cresceu 25% no Brasil no ano passado

O ano 2000 foi, sem dúvida, o da explosão dos portais dedicados ao público brasileiro. Lojas de CDs e eletrodomésticos, sites de leilões virtuais, portais de relacionamento.

O crescimento é justificado: apostava-se num crescimento da Internet que não aconteceu. Por enquanto, o número de internautas ainda não justifica tantos portais.

Não há consenso entre os institutos de pesquisa sobre o total de navegantes. Os dados mais otimistas são do Ibope e-Ratings.com, com 14 milhões de usuários em 2000. Os mais conservadores são da Jupiter Communications, com 8,5 milhões de internautas.

Ambos estimam que o crescimento sobre o ano retrasado foi em torno de 25%.

Segundo informações obtidas pela Jupiter, grande parte dos usuários individuais utiliza a internet no local de trabalho. E apenas 2,5 milhões de casas no Brasil têm computadores pessoais.

Segundo levantamento da consultoria Ernst & Young, o gasto médio mensal, entre provedor pulsos telefônicos, é de R$ 100.

Fonte Zeek

 

Web tem audiência de mais de 400 milhões

A população online global ultrapassou a marca dos 400 milhões. De acordo com estatísticas recentes divulgadas pela Nua Internet Surveys, 407,1 milhões de pessoas têm acesso à Internet.

Isso é mais do que o dobro do número de pessoas que tinham acesso em setembro de 1999, quando a Web tinha 201,05 milhões de internautas.

O crescimento foi maior na região Ásia Pacífico, onde o número de pessoas com acesso à Internet passou de 100 milhões. Quase 26% da população de internautas do mundo vivem nesta região.

A América do Norte ainda possui 41% de todos os usuários da Internet, mas o crescimento na região foi considerado lento em 2000, com o mercado de acesso à Web já próximo do nível de saturação.

A Europa tem 27,8% dos internautas do mundo e a América Latina, apenas 4%. A África e o Oriente Médio tem 0,8% e 0,6% respectivamente. O números da pesquisa, por região, estão disponíveis

Fonte(s) : Cadê?Notícias


 

INTERNET

 Fonte Zeek   Cerca de 20% dos brasileiros vão navegar na Internet até 2003. A estimativa é do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, que espera 36 milhões de usuários da rede até 2003 no país.

 

Provedores lutam para manter acesso gratuito

Fonte do Estado de São Paulo- Com o fracasso do Super11.net, os outros provedores de acesso gratuito à Internet assumiram o ônus de provar ao mercado que o modelo é economicamente viável. Um situação agravada pelo fato de UOL Inc. e Terra terem desistido, aparentemente, de investir em seus serviços de acesso gratuito, Netgratuita e Terra Livre, respectivamente.

8,6 Milhões de brasileiros navegam na Web

A empresa norte-americana Media Metrix divulgou sua primeira rodada de números sobre a Internet brasileira. A pesquisa foi realizada em nove capitais mais o interior do estado de São Paulo.

Nessas localidades, o estudo constatou que existem 5,5 milhões de internautas. Desse total, cerca de 3,6 milhões acessam a Internet de casa. Baseado na quantidade de usuários dessas cidades, o instituto projetou um total de 8,6 milhões de pessoas usando a Web no Brasil, sendo que 54,5% dos usuários são economicamente ativos.

A Media Metrix constatou que a explosão da Internet no país começou em 1997, já que a maioria dos usuários atuais começou a utilizar a Web há dois ou três anos. Os homens são maioria na Internet no Brasil(56,6%).

Do total de usuários de computadores pessoais, cerca de 70,5% acessam a Web de casa e entre os consumidores que ainda não possuem PCs mas querem ter um, cerca de 68,8% afirmam que irão utilizar a Internet assim que adquirem um computador pessoal.

No mês passado, pesquisa da Media Metrix revelou que o tempo médio de navegação dos internautas brasileiros é de 55,7 minutos por dia. Nos Estados Unidos, essa estimativa é de 60,7 minutos, enquanto no Canadá o tempo médio é de 45,6 minutos.

Os adultos correspondem a 81% do total de internautas, na faixa etária de 18 a 24 anos. Quase metade dos usuários é composta por pessoas solteiras, 50,4%. A classe que tem mais acesso à grande rede é a B, com 40,9%, seguida da classe C, com 22,5% e pela A, com 17,3%.

Os números da Média Metrix estão acima das previsões da IDC Brasil. De acordo com o Instituto, o país deve chegar ao final deste ano com 5,7 milhões de usuários da Internet.