Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


AVISO: Para praticar o rappel é imprescindível que pelo menos uma pessoa do grupo tenha feito o curso para que a técinca correta seja sempre seguida. O uso incorreto do equipamento pode acarretar acidentes graves, com sério risco de vida.

O equipamento básico é composto de uma corda suficientemente grande, fitas tubulares e mosquetões para a anconragem. Além disso, cada pessoa que for descer precisará de uma cadeirinha com um mosquetão central e um descensor, que pode ser um oito por exemplo. Um mosquetão de freio é recomendado para facilitar a descida.
Alguns equipamentos de segurança também são importantes. Luvas e capacete são o básico. Lanternas são necessárias de vez em quando.

Aqui você vai encontrar explicação mais detalhada sobre o equipamento básico - utilização e conservação.

CORDA

A corda é o principal no rappel. É por ela que se desce e se sobe. Como é o mais utilizado, é um dos equipamentos que mais sofre desgaste e por isso merece cuidados especiais.
Ao amarrar a corda para começar uma descida, é de vital importância que ela não raspe em nenhum ponto, por isso são usadas proteções como mangueiras de incêndio, tapetes e ancoragens secundárias contra abrasão e quinas.
O simples uso da corda já é uma grande causa de desgaste. Todo equipamento de descida desgasta a corda. Uns menos e outros mais. Descer devagar diminui o problema.
2 características importantes dessas cordas:

CADEIRINHA

Essa cadeirinha especial, feita de tiras de nylon é o que segura o rapeleiro na descida. Ela passa em volta da cintura e das pernas e se prende na corda através do mosquetão e do descedor.
A cadeirinha precisa ser confortável para possibilitar as manobras e não machucar o rapeleiro, que poderá ficar muito tempo pendurado sem problemas.
É possível improvisar uma cadeirinha com fitas tubulares, mas geralmente fica desconfortável e é mais um quebra-galho.

Existe uma pequena diferença entre as cadeirinhas para escalada e as cadeirinhas para rappel, basicamente com relação ao ponto de amarração, que é onde se prende o equipamento.
Na cadeirinha de escalada, este ponto é um pouco mais alto, mantendo a pessoa numa posição mais segura em caso de queda. Já no rappel, quedas são menos frequentes, e quando acontecem são intencionais (a galera alucina). Então, pro rappel o ponto de amarração é mais centralizado, permitindo maior flexibilidade de movimentos(virar de cabeça pra baixo ou de lado).

MOSQUETÃO

Os mosquetões são equipamentos constantemente utilizados no rappel. Basicamente são constituídos de um anel de metal muito resistente, com uma parte móvel do tipo abre-fecha.
Essa parte móvel pode ter uma trava que impede sua abertura acidental. Além disso essa trava pode ser automática ou manual (de rosca).
Existem mosquetões de tamanhos e resistências diferentes, para serem utilizados em ancoragens, emendas, cadeirinhas e em todo lugar onde é preciso prender alguma coisa em outra.

Clique aqui e veja os modelos de mosquetão mais comuns


DESCENSORES

Os descensores oferecem grande atrito na corda e assim diminuem a velocidade de descida e a força que o rapeleiro precisa fazer para se segurar.
Existem vários tipos de descensores, cada um com suas vantagens e desvantagens. Para praticar o rappel, você precisa ter e saber utilizar muito bem um descensor.

Clique aqui e conheça os descensores mais utilizados atualmente.
( Oito, ATC, Dresler, STOP e Rack )


DIVERSOS

Fitas Tubulares

As fitas tubulares são utilizadas nas ancoragens para preservar as cordas da abrasão.
Elas são tão ou mais resistentes que as cordas tanto em relação ao peso que aguentam quanto em relação à resistência a abrasão.
São ideais para ancoragens em pedras, árvores, vigas de concreto, enfim, na maioria dos casos uma fita tubular é quase indispensável.

Capcete

O capacete é fundamental ao descer cachoeiras, entrar em grutas ou rappelar em prédios. Uma pequena pedra, caindo de vários metros na sua cabeça pode ser fatal.

Roldana ou Polia

A roldana é um equipamento muito útil em várias situações, praticamente eliminando o atrito da corda com outras peças.
É utilizada principalmente na tiroleza, para esticar a corda e para a movimentação na mesma. Outra aplicação é para levantar algum peso, onde o uso de duas roldanas diminui sensivelmente a força necessária.

Chapeleta e Pino SPLITZ

A chapeleta é usada na ancoragem onde existem pinos de expansão - SPLITZ - já colocados.
Ela é parafusada no pino tornando-se um ótimo ponto de ancoragem, sem a necessidade de fitas tubulares.
A colocação do SPLITZ é muito importante. Deve ser feita em rocha segura e de maneira que a expansão ocorra da maneira correta e fixe o pino.

Lanterna de cabeça

As lanternas de cabeça são muito úteis onde é preciso ter as mão livres. Elas se prendem à cabeça ou ao capacete e iluminam na direção do olhar.
Essa lanterna da PETZL tem um foco muito bom e um grande poder de iluminação.

Luvas

A luva é muito importante no rappel para evitar as queimaduras com a corda, que podem ser muito graves.
Onde a corda fica molhada a luva pode ser dispensada porém é sempre indicada para iniciantes.