SENÃO ou SE NÃO

A dúvida a ser solucionada hoje é da leitora R.A.Rossi, de Maringá – PR, quanto à forma como deve ser escrita a expressão SENÃO VEJAMOS, que ela costuma ver em petições, como por exemplo: "A Lei n° 2.445/88 é enumerativa e não taxativa. Senão, vejamos: (...)". Primeiro, é interessante saber o que querem dizer e como se usam os termos senão e se não.

SENÃO Þ Conjunção adversativa e preposição, com o sentido de:

Exemplos:

SE NÃO Þ Aqui são duas palavras distintas: conjunção subordinativa condicional se + o advérbio de negação não. Significa dizer "caso não ...". Exemplos:

Também se escreve separadamente quando equivalente a quando não:

Devo frisar que há casos em que a conjunção "senão" na acepção 1 (= do contrário) pode se confundir com a oração condicional; a interpretação depende da pessoa:

O Dicionário Aurélio assim exemplifica esse caso: Lute, senão está perdido. / Lute; se não, está perdido. E nesta última frase sugere uma pausa enfática, traduzida pelo ponto-e-vírgula antes e pela vírgula depois da expressão.

Expressões estereotipadas [em que "senão" não se encaixa em nenhum dos significados vistos acima]

 

*Maria Tereza de Queiroz Piacentini, autora dos livros "Português para Redação" e "Só Vírgula", diretora do Instituto Euclides da Cunha, http://www.linguabrasil.com.br

 







principal



links



jurisprudência



súmulas



arquivos jurídicos




Email:
utjurisnet@utjurisnet.zzn.com