Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

5 - Escolha e medição das ferramentas

 

Escolha

Uma vez determinada as fases de usinagem de uma peça, o programador já tem condições de escolher as ferramentas, respeitando uma ordem de utilização.

Exemplo fig.8

 

Na fabricaçao de qualquer produto, a ferramenta é considerada como um dos pontos - chave para se obter melhor qualidade e maior rendimento.

Um bom programa depende muito do ferramental utilizado, bem como de sua disposição na torre de um torno ou centro de torneamento ou usinagem.

 

 

No magazine ou na torre de um centro de usinagem (fig.10)

 

 

 

Medição

Depois da escolha e antes de serem encaminhados para utilização nas maquinas, as ferramentas devem pasar por um processo de medição denominado pré - registração.

O programador responsável pela elaboração do programa precisa conhecer os valores X e Z(torno) W e D (centro de usinagem) figs. 11 e 12).

 

 

 

Esses valores são muito importante para os posicionamentos, a troca de ferramentas, etc.

A pré - registração, ou pré - ajustagem adequada, significa, não só ferramentas montadas nas dimensões e posições corretas, mas também gumes afiados nos ângulos mais próprios para operação que vão executar e com suas insertos corretamente, de acordo com o material que será usinado.

Em princípio, o operador não deverá sequer perder tempo em verificar as ferramentas.

Pré - registrar uma ferramenta é medir as distâncias X, Z, W e D(fig.11 e 12), tomando como referência um padrão com uma medida predeterminada.

Isso é feito em uma máquina chamada de pré - registração de ferramentas.

Essa máquina consta basicamente de um projetor de perfil acoplado a ela, um visualizador de cotas e um simulador.

A pré - registração pode ser feita na própria máquina ou em local apropriado, conforme gravura (fig.13).

 

Nos centro de usinagem, a medição é feita, em locais apropriados, nas máquinas de pré - registração de ferramentas.

Em alguns casos, quando necessitamos medir, apenas comprimento de uma ferramenta, utilizamos dispositivos (fig.14), que substituem plenamente a máquina de pré - registração.

 

Em alguns casos, quando necessitamos medir, apenas comprimento de uma ferramenta, utilizamos dispositivos (fig.14), que substituem plenamente a máquina de pré - registração.

Nos tornos a CN, pode - se fazer a medição das ferramentas na própria máquina, torneado - se ligeiramente o diâmetro e comprimento ( X e Z ), para que o comando calcule automaticamente os valores para o deslocamneto.

Obs. Este procedimento será feito tantas vezes quantas forem as ferramentas a serem zeradas.

Existem máquinas dotadas de um aparelho óptico destinado a fazer a medição das ferramentas. Alem de calcular automaticamente as medidas X , Y e Z das ferramentas. Estes aparelhos memorizam e coloca as no vídeo integrado à máquina.

 

 

voltar