Página
Principal / NEWS / Fórum / 3º Campeonato / Enquete / Estatísticas / Tabela |
GP da ALEMANHA -
Hockenheim -
16 de setembro de 2001
Agora o desafio do Campeonato-Ranking seria nas temíveis e longas retas do circuito alemão de Hockenheim, o que exigia um super Setup para alcançar grandes velocidades.
A expectativa para essa prova era para mais uma vitória de Guilherme Echelmeier, que facilmente rumava ao título, ou então, esperar o surgimento de algum rival para que pelo menos dificultasse as vitórias para o piloto catarinense. Mas isso á essa altura do campeonato já era improvável, afinal, desde o GP do Canadá que essa vaga de rival de Echelmeier está aberta, e até agora ninguém chegou para ocupá-la. José Londero foi o que mais perto chegou, porém maus resultados no Canadá e na França o afastaram muito de Echelmeier.
A semana foi marcada pelo anúncio que Rodrigo Madaschi fez da contratação de Guilherme Echelmeier para correr pela Sauber no 3º Campeonato-Ranking. O que significava uma grande carta na manga para a Sauber no próximo campeonato.
Mas a etapa de Hockenheim foi marcada pelo EMBARALHAMENTO nos resultados. Á começar que José Londero ao que tudo indica, não enviou sua HotLap até as 6 da manhã de segunda, e com isso deixou de participar dessa etapa. Além da ausência de Londero, o piloto Rafael Pirani enfrentou problemas no servidor de seu e-mail e sua HotLap só chegou á Organização e aos demais pilotos na segunda á noite.
Guilherme Echelmeier ganha mais uma (isso já virou tradição...), porém não foi tão fácil assim... com apenas 40 milésimos atrás dele estava Antonio Pessoa, surpreendendo á todos com um excepcional 2º lugar, porém a festa durou pouco. Na terça-feira foi descoberto que sua potência estava acima do permitido, e na quinta-feira Pessoa foi desclassificado!
Porém as surpresas não pararam por aí, estavam apenas começando: O mineiro Felipe Oliveira em seu 2º GP já conquista um pódio e fica em 2º lugar (herdou o 2º lugar de Pessoa). Em Silverstone Felipe também surpreendeu ao ficar em 7º. Voltando á Hockenheim, Roberto Remédio conquistou um bom 3º lugar para sua Ferrari, provando de uma vez por todas sua entrada definitiva entre os Top Drivers. Porém Marco Passamani de novo não conseguiu andar á frente de seu companheiro de equipe e ficou em 4º lugar. Mas a corrida foi positiva para a Ferrari no campeonato de construtores: A vantagem que antes era de 10 pontos para a Arrows caiu para 4 pontos. A Ferrari vem chegando perigosamente!
Mais uma surpresa nesse GP: Anselmo Magnolo ficou em 5º lugar (será que ele foi muito bem ou os outros que não foram tão bem assim? O mesmo vale para Pessoa e Felipe Oliveira, além de Anselmo), e pela primeira vez no campeonato Anselmo superou seu colega de equipe Tiago Alexandre.
Na 6ª posição Rafael Dutra Cáus consegue mais alguns pontos. Roberto Mamare com o 7º lugar marca mais pontos para a Toyota, em 8º Tiago Alexandre novamente decpciona, tal como em Silverstone (e curiosamente, depois da vitória na França). A 9ª posição ficou com Cleverson dos Santos, marcando mais pontos para a McLaren, porém empatando no tempo com Olivio Bernardo (mas a primeira parcial favoreceu Cleverson, que ficou com a 9ª posição). Porém na quinta-feira Olivio Bernardo foi desclassificado por ter enviado a HotLap depois do prazo.
Geferson Kern, que havia estreado em Silverstone, já marca seus três primeiros pontos com o 10º lugar na Alemanha. E por fim, Rodrigo Madaschi com o 11º lugar marca mais dois pontinhos. Tio Sam em 12º herdou duas posições com as desclassificações e marcou mais um ponto.
Rafael Pirani (apenas Classificado), Olívio Bernardo (Desclassificado) e Antonio Pessoa (Desclassificado) foram os únicos pilotos á não marcarem pontos nesse GP.
No campeonato de construtores a Ferrari continua se aproximando levemente da Arrows á cada corrida, porém a BAR agora já aparece em 3º lugar, seguida de perto pela Benetton e pela Jordan. A Jordan inclusive não marcou pontos nesse GP!
Com as punições aos pilotos da Jordan a Ferrar que na segunda-feira estava há 8 pontos da Arrows, agora se encontra há apenas 4 pontos!
Os tempos na pista de Hockenheim dependeram muito de qual piloto conseguia ter a sorte e extrair o melhor Setup nas imensas retas do circuito. Prova disso é que alguns pilotos foram muito bem (Felipe Oliveira e Anselmo Magnolo), e outros não foram tão bem assim (Marco Passamani e Tiago Alexandre)
Os 2 primeiros colocados
fizeram tempos na casa de 1:45.
Enfim, o Campeonato-Ranking depois da saída de Amorim conseguiu
trazer a turma que parecia ser coadjuvante (Passamani, Tiago
Alexandre, Pessoa, Remédio, etc...) para as boas posições e
mesmo para o pódio com freqüencia. Mas o que é certo é que
tudo isso faz o campeonato ter equilíbrio e emoções. Alguns
resultados vem ficando verdadeiramente imprevisíveis, e isso faz
o campeonato continar emocionante!
Que venha o desafio na desconhecida pista holandesa de Zandvoort!
Essa foi a 11ª vitória de Guilherme Echelmeier. Cada dia mais
perto do título!
Felipe Oliveira, surpreende com o pódio em sua 2ª corrida.
Roberto Remédio em um pódio útil á Ferrari.
Marco Passamani em um 4º lugar que pelo menos rendeu pontos á
equipe.
Antonio Pessoa: Sonhou com o 2º lugar, mas durou pouco...
Desclassificado!
VER AQUI O RESULTADO COMPLETO DA PROVA!
Copyright © 2001 Campeonato-Ranking de GP2 |