Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Página Principal / NEWS / Fórum / 3º Campeonato / Enquete / Estatísticas / Tabela
Jornal / Resultados / Reportagens / Especiais / Download / Incrição
Vencedores / Acidentes / 1º Campeonato / 2º Campeonato / Entrevistas

GP da BÉLGICA - Spa-Francorchamps -
30 de setembro de 2001

Agora o Campeonato-Ranking iria disputar sua etapa na pista favorita da maiora absoluta dos pilotos: Spa-Francorchamps!
Um circuito com muitas curvas de média e alta velocidade, a desafiadora Eau Rouge e a mais desafiadora ainda Bus Stop, onde se ganha e onde se perde tempo...

A expectativa para essa prova aumentava por causa da estréia do campeão do Fórmula GP2, o carioca Thiago Pessoa, que estaria á bordo da Benetton. Thiago talvez seja primo distante de Antonio Pessoa e chegava com promessas até mesmo de vitórias ainda neste campeonato. Seria Thiago o homem á fazer Echelmeier parar de vencer?

Talvez para Spa-Francorchamps ainda fosse cedo para isso, porém quando as HotLaps chegaram não houve surpresa no resultado final: Mais uma vitória de Guilherme Echelmeier, que agora já estava praticamente com o título assegurado, embora matematicamente ainda não decidido. Mas a grande e gratíssima surpresa ficou por conta de Thiago Pessoa, que chegou em 2º lugar logo em sua estréia!

De fato Thiago Pessoa é um piloto forte que vem por aí. José Londero Machado ficou em 3º lugar, e deve estar impressionado com o fato de ter um companheiro-de-equipe tão rápido quanto ele. Londero ficou em 3º, porém á 5 milésimos atrás de Thiago. A Benetton tem tudo para crescer nessa reta final do campeonato, podendo até mesmo disputar o título de construtores.

Rafael Pirani prova de uma vez por todas a grande melhoria em seu desempenho, ele ficou em 4º lugar, fazendo a chincane Bus Stop de maneira absolutamente maluca e com isso conseguindo um super tempo. Felipe Oliveira chegou em 5º lugar e agora já é o 10º colocado no campeonato.

Porém nesta prova um dos pilotos que mais chamaram a atenção foi Antonio Pessoa, primeiro ele sofreu um forte acidente durante os treinos, na curva 7 (ver seqüencia de imagens aqui), depois durante sua HotLap A.Pessoa chegou á perder o spoiller dianteiro direito de seu Jordan na Bus Stop, talvez tentando fazer o que Rafael Pirani conseguiu fazer com sucesso, mas Pessoa destruiu parte de seu carro, e mesmo assim conseguiu ser o 6º colocado. Um detalhe: Marco Passamani não enviou a HotLap nas duas últimas etapas, e Antonio Pessoa agora está há apenas 4 pontos de Passamani, muito próximo da 3ª posição no campeonato de pilotos, Pessoa também se encontra em ótima posição na tabela.

Em 7º lugar ficou Rafael Dutra, mantendo sua tradicional regularidade, em 8º lugar chegou Anselmo Magnolo que marcou mais 5 pontinhos para si. Em 9º lugar chegou Roberto Remédio que anunciou sua despedida provisória do Campeonato-Ranking nesta etapa por motivos de força maior. Remédio fez um 9º lugar que apenas deu 4 pontos á Ferrari.

Do 10º lugar para trás ficaram os pilotos que "tiraram o pé" na Bus Stop (pois ficaram á 5 segundos do líder!). Tio Sam marcou um 10º lugar e mais 3 pontos para si, chegando em 11º lugar ficou Olívio Bernardo e em 12º lugar Geferson Kern. A prova teve a estréia também de Fabrício Alencar com a BAR (14º lugar) e a desclassificação de Rafael Delazari (peso irregular).

Os pilotos Marco Passamani e Tiago Alexandre não enviaram suas HotLaps até as 6 da manhã de segunda-feira, com isso eles perderam oportunidades de marcarem mais pontos. Para Passamani foi ainda pior, pois ele viu Roberto Remédio se despedir da Ferrari com um fraco 9º lugar e também vê a Ferrari se despedir da disputa direta pelo título de construtores. Porém para Monza a Ferrari deve ter um reforço, foi anunciado em Spa que o substituto de Roberto Remédio será o paranaense Kevin Handley. Vencedor de vários campeonatos de GP2 e que tal como Thiago Pessoa, chega com promessa de vitórias para o Campeonato-Ranking.

Enqüanto isso, Guilherme Echelmeier está com 54 pontos de vantagem para Londero, e já faz as contas em qual etapa poderá confirmar o título (Estoril? Indianapolis?). E a Arrows agora abre sensível vantagem nos construtores, a Ferrari com a nova dupla Passamani-Handley e a Benetton com sua forte nova dupla Londero-T.Pessoa prometem tentar ao menos chegar próxima da Arrows. A Jordan é outra equipe que evolui, já está em 4º nos construtores com perspectiva de terminar nessa posição.

Os 4 primeiros colocados nessa etapa fizeram tempos na casa de 1:48.
Agora o Campeonato-Ranking pegará fogo! Além de José Londero como forte rival para Echelmeier, terá também Thiago Pessoa, mais um piloto de ponta que estréia no campeonato. Além de fortes promessas de muita disputa e gente nova entrando. O Campeonato-Ranking nessa reta final só terá uma coisa previsível: Emoções!



Guilherme Echelmeier, mais uma vitória, como sempre...


Thiago Pessoa, a grande estrela dessa etapa na Bélgica. 2º na estréia!


Londero acabou em 3º e agora terá um colega-de-equipe que o motivará á ser mais rápido ainda.


O 4º lugar fez Rafael Pirani novamente andar muito bem. Loucura na Bus-Stop!


Felipe Oliveira conquista mais um bom resultado com o 5º lugar


Antonio Pessoa deu dois shows, ao perder o Spoiller na Bus Stop e ao se acidentar


VER AQUI O RESULTADO COMPLETO DA PROVA!


Copyright © 2001 Campeonato-Ranking de GP2