Página
Principal / NEWS / Fórum / 3º Campeonato / Enquete / Estatísticas / Tabela |
GP do JAPÃO - Suzuka - 28 de outubro de 2001
O Campeonato-Ranking agora chegava á sua penúltima etapa, no sensacional circuito japonês de Suzuka, palco de várias decisões de títulos na F-1. Mas no Campeonato-Ranking Suzuka ainda não decidiu títulos. Porém a grande expectativa para essa etapa era com relação ao título de construtores, que após Indianapolis ganhou novo fôlego, com as equipes Benetton e Ferrari se aproximando perigosamente da Arrows.
A etapa de Suzuka seria decisiva para o campeonato de equipes, pois definiria em qual situação cada equipe iria para a derradeira prova da temporada em Sepang.
O paranaense Kevin Handley (mais uma vez ele!) venceu a etapa de Suzuka, imprimindo 1 décimo e meio de vantagem sobre o gaúcho José Londero. Handley está de Ferrari e Londero de Benetton, já é certo que haverá uma linda decisão dos contrutores em Sepang. O campeão-antecipado Guilherme Echelmeier dessa vez não cortou caminho e ficou com a 3ª posição no Japão, um resultado aparentemente fraco para o forte piloto que dominou este campeonato. Com isso sua Arrows já dá mostras de estar fortemente ameaçada para a Malásia. Em 4º lugar ficou Rafael Dutra, repetindo a excelente atuação de Indianapolis, o piloto mineiro se acertou no final do campeonato!
Em 5º lugar ficou uma surpresa: Paulo Coelho, da Ferrari! Com isso a Ferrari marca mais 30 pontos nessa etapa, contra os 14 que a Arrows marcou somente com Echelmeier, e agora a escuderia de Maranello deve estar bem próxima da Arrows. Na 6º posição em Suzuka ficou Thiago Pessoa, que embora não tenha andado bem conseguiu trazer importantes pontos á Benetton. Agora o time que no 3º Campeonato se transformará em Renault marcou ao todo 24 pontos, e também deve estar colado á Arrows.
Na 7ª posição ficou Leonardo Alves, em mais uma boa atuação desse piloto que faz seu 2º GP com a Toyota. O paraense Fabrício Alencar fica na 8ª posição com sua BAR-Audi, e marca mais alguns pontos. Em 9º lugar chega Daniel Reis, da Minardi, que agora marca mais 4 pontos e parece se estabelecer como um bom piloto. Em 10º ficou Márcio Cruz Silva, marcando mais 3 pontos á Sauber. Em 11º Olívio Bernardo cata mais alguns pontinhos e em 12º lugar veio Rafael Delazari com sua Prost-Acer. Ainda teve Luiz Ricardo Xavier da McLaren que ficou em 13º com um tempo de 17 segundos de diferença para o pole.
Os pilotos Antonio Pessoa (Jordan), Rafael Pirani (Jordan), Tiago Alexandre (Williams), Anselmo Magnolo (Williams), Geferson Kern (Toyota), Rodrigo Madaschi (Sauber), Cleverson S. Assis (McLaren), Jonathan Angola (Jaguar) não participaram desta etapa. No caso Rafael Pirani estava viajando, Antonio Pessoa enfrentou problemas de provedor que o impediram de enviar uma HotLap, Tiago Alexandre tem vestibular, Rodrigo Madaschi está com pouco tempo livre disponível, Cleverson andou meio "sumido" nas últimas semanas e Anselmo Magnolo não se sabe porquê não participou. Foi um alto número de ausências.
Com esse resultado o gaúcho José Londero Machado confirma seu vice-campeonato, já que Antonio Pessoa já não tem nenhuma chance de alcançá-lo mais. Porém o próprio Antonio Pessoa já garantiu o 3º lugar no campeonato de pilotos (mesmo não enviando a HotLap), pois Rafael Dutra não tem mais como alcançá-lo faltando apenas 1 etapa. E o próprio Dutra também garante o 4º lugar no campeonato pois os pilotos que vem logo atrás dele (Marco Passamani e Marco Amorim) já estão fora do campeonato.
Porém do 6º lugar para baixo não há mais nenhuma posição definida! Kevin Handley, disputando apenas 5 etapas (até o final do campeonato) pode ficar em 6º lugar caso vença em Sepang e se Tiago Alexandre chegar no máximo em 6º lugar na prova. Ambos superariam o já inativo Marco Amorim na classificação. Thiago Pessoa e Rafael Pirani brigam por boas posições finais em posições como 10º, 9º ou 8º lugares.
Agora o Campeonato de Construtores pega Fogo!!!
A Arrows
está com
258
pontos, a Ferrari tem 258 pontos também!!! Estão EMPATADAS!!!
E para incrementar a Benetton tem agora 256 pontos, está há 2 pontos das
líderes!!!.
Algo inacreditável, mas apenas 2 pontos separam 3 equipes diferentes no caminho rumo ao título de Construtores, QUALQUER EQUIPE PODE VENCER O TÍTULO EM SEPANG!!
A decisão será quente (fervendo) e os pilotos se dedicarão como nunca para fazer sua equipe a campeã. Não há favoritas, mas talvez a Arrows por depender exclusivamente de Echelmeier esteja em ligeira desvantagem, tento em vista que Benetton e Ferrari contam com duplas de pilotos fortes e participativos. No caso a Benetton conta com José Londer o Thiago Pessoa, pode ser uma vantagem... Mas a Ferrari conta com o "superman" Kevin Handley que sozinho conseguiu tirar a Ferrari da desacreditação e levar o time á disputa dos construtores faltando poucas etapas para o final.
Nesta etapa os quatro primeiros colocados fizeram tempos na casa de 1:34..
Com esse resultado o Campeonato-Ranking terá um final cinematográfico, podendo acontecer de tudo em Sepang! Afinal, com apenas 2 míseros pontos separando 3 grandes equipes em um campeonato de construtores em que cada uma das equipes marcam em média mais de 15 pontos por etapa, tudo pode acontecer, e qualquer uma poderá ganhar esse cobiçado título!!
Kevin Handley vence mais uma, dessa vez no Japão, e levando a
Ferrari á estar á um passo do título!
José Londero é outro que consegue um excelente resultado para
sua equipe, e agora ele é o Vice-Campeão!
Guilherme Echelmeier fica em 3º, levemente decepcionando e
levando á Arrows á estar ameaçada para o título...
Rafael Dutra, já garantido na 4º colocação do campeonato faz
uma grande prova e chega em 4º lugar.
Paulo Coelho, logo em seu 2º GP consegue um 5º lugar para a
Ferrari, uma boa promessa!
VER AQUI O RESULTADO COMPLETO DA PROVA!
Copyright © 2001 Campeonato-Ranking de GP2 |