Página
Principal / NEWS / Fórum / 3º Campeonato / Enquete / Estatísticas / Tabela |
Silly Season. 2º campeonato
O 2º Campeonato-Ranking de GP2 se iniciou , porém desde já se sabe como estão a situação de cada piloto para o campeonato, vejamos as análises do que cada um pode fazer:
Equipe BAR/Audi
Marco Antônio Amorim: O mineiro de 19 anos correrá pela equipe BAR, do campeão do 1º campeonato Vicente de Lima Neto. Amorim é um dos favoritos ao título, porém peca por uma certa dificuldade de adaptação em pistas de baixa velocidade. Mas devido á suas ótimas performances nos últimos GPs e no campeonato Fórmula GP2 (onde ele foi bi-campeão), ele vem sendo praticamente imbatível em circuitos de alta.
Warlenson Belem: O amazonense de 17 anos chega prometendo muito. No campeonato Fórmula GP2 ele mostrou ser um piloto de ponta e fará sua estréia neste campeonato. Belem formará talvez a mais forte dupla de pilotos do campeonato. Warlenson pode surpreender e vencer bastante, o que pode credenciá-lo ao título.
Equipe Benetton/Lamborghini
Magno Amorim: O mineiro de 24 anos, irmão de Marco Antônio Amorim, fará sua estréia neste campeonato. No Fórmula GP2 venceu provas e foi uma vez vice-campeão. Anda quase tão forte quanto o irmão, pode surpreender e vencer muitas provas e até mesmo disputar o título.
José Londero Machado: O gaúcho de 18 anos foi um piloto com bons resultados no primeiro campeonato, conquistando um bom 2º lugar na Áustria, outro 2º na Inglaterra e um 3º na Hungria. Se evoluir mais pode pensar em disputar vitórias. De certa forma a dupla de pilotos da Benetton é muito forte e deve levar o time ás primeiras posições.
Equipe Arrows/VW
Luciano Domingos Rocha: O gaúcho de 19 anos fez um 1º campeonato relativamente bom, o mesmo no Fórmula GP2 (na qual organiza). Deve marcar bastante pontos neste campeonato, e se evoluir mais, pode subir ao pódio.
Guilherme Echelmeier: O catarinense de 13 anos é certamente o favorito ao título. Muito rápido e um ótimo acertador de carros, é um Top Driver e disputará muitas vitórias e pódios freqüentes. Junto com Marco Antônio Amorim, prometem duelar pelo título do 2º campeonato.
Equipe Ferrari
Roberto Remédio: O paulista de 20 anos é um estreante que na última hora conseguiu o carro da Ferrari que era de Kakaroto. Remédio mostrou ter talento no Fórmula GP2 ao ter boas atuações com o fraco carro da Ferrari, andou em um ritmo parecido de Roberto Mamare. Pode surpreender.
Marco Passamani: O capixaba de 30 anos foi um dos pilotos que mais evoluiram no 1º campeonato. Já é um freqüentador da zona de pontos e se continuar evoluindo pode se tornar presença constante em pódios. Ele deve ajudar a Ferrari á subir muitas posições no campeonato de construtores.
Equipe Williams/BMW
Tiago Alexandre: O paulista de 17 anos também foi um dos pilotos que mais evoluiram no 1º campeonato. Continuará na Williams, e se continuar á evoluir, pode pensar em freqüentar pódios e até vencer. Ultimamente vem conquistando bons resultados que mostram sua evolução.
Anselmo Magnolo: O paulista de 23 anos foi uma surpresa ao vencer o GP "B" da Áustria, fora isso Anselmo por enqüanto é um piloto que só pleita pontos. Deve ajudar a Williams no próximo campeonato ao lado de seu companheiro de equipe, mas subir ao pódio ainda é um pouco difícil.
Equipe Jordan/Audi
Antonio Pessoa: O paulista de 20 anos foi o piloto que mais caiu de produção no 1º campeonato. Conquistou 3 pódios no início do ano, chegou á disputar a vitória no Brasil, mas depois disso nunca mais voltou á andar bem, exceto em Indianapolis inde se impôs como Top Driver. Se fizer um ótimo trabalho no 2º campeonato, pode conquistar muitos pontos, mas figurar freqüentemente nos pódios parece um pouco distante.
Rafael Pirani: O mineiro de 35 anos é outro piloto que vem evoluindo bem, por enqüanto anda para marcar pontos, mas no futuro pode evoluir mais. Deve levar a Jordan/Audi á alguns pontos.
Equipe Toyota
Roberto Mamare: O goiano de 24 anos pode ser uma promessa para o campeonato, embora fará sua estréia, Mamare mostrou seu valor ao quase ganhar o GP da Itália 50 do Fórmula GP2. Será chefe da equipe Toyota e pode brigar por pódios e até vitórias.
Percival Souza Neto: O paulista de 22 anos fará sua estréia no Campeonato-Ranking pela equipe Toyota. Pode ter um bom desempenho no campeonato, e dependendo do quanto evoluir, pode disputar pódios e até mesmo vencer.
Equipe McLaren/Mercedes
Luiz Ricardo Xavier: O paranaense de 12 anos disputou duas provas do primeiro campeonato pela Benetton, e agora retorna pela McLaren/Mercedes. Ainda é uma incógnita, mas deve disputar alguns pontos e tentar evoluir ao longo do campeonato.
Otávio Kozyrski: O paulista de 16 anos fará sua estréia no campeonato. Ainda é total dúvida de sua performance, mas pode ser uma imensa surpresa se se encaixar entre os Top Drivers, por outro lado pode ser um piloto á disputar pódios ou apenas pontos.
Equipe Sauber/Honda
Vinicius Vaz: O gaúcho de 16 anos é mais um estreante no Campeonato-Ranking. Ficou com a vaga que seria de Rodrigo Madaschi na Sauber. Seu desempenho ainda é meio dúvida, pois no Fórmula GP2 Vinicius nunca pilotou um carro que mostrasse suas qualidades.
Cleverson dos Santos Assis: O paranaense de 17 anos participou da primeira metade do primeiro campeonato pela Arrows, voltou nas duas últimas provas e agora disputará o 2º campeonato pela Sauber. Se Cleverson evoluir bastante, certamente marcará muitos pontos e poderá tentar melhores resultados.
Equipe Prost/Acer
Rafael Delazari: O mineiro de 18 anos fará sua estréia no campeonato, porém se sabe que ele é um piloto forte, que de subir ao pódio em algumas ocasiões, e pode até vencer se evoluir ao longo do certame. Disputou um título no Fórmula GP2, o que demonstra suas qualidades.
"Tio Sam": O alagoano de 19 anos irá correr com a Prost em seu primeiro campeonato. Tal como outros estreantes, ainda é dúvida sobre seu desempenho, mas pode ser uma outra grande surpresa.
Equipe Jaguar/Cosworth
Olivio Bernardo: O carioca de 39 anos disputará seu segundo campeonato, e continuará na Jaguar. Olivio pode conseguir alguns pontos neste campeonato, já que o sistema de pontuação será estendido, e com mais evolução Olivio pode pleitar posições freqüentes entre os 10 primeiros.
Jonathan Angola: O carioca de 14 anos disputou algumas provas do primeiro campeonato pela Sauber. Sobrinho de Olivio Bernardo, fará dupla com seu tio na Jaguar. Dependendo da evolução que tiver, pode marcar alguns pontos.
Equipe Minardi/Ford
João Silva: O alagoano de 12 anos já está certo na Minardi. Este será seu primeiro campeonato e ainda é dúvida, pois fará sua estréia, mas pode surpreender e ter um bom desempenho.
Rafael Dutra Cáus: O mineiro de 17 anos é outro estreante no campeonato, e agora está confirmado na equipe Minardi porquê foi a única vaga que restou. Ainda é uma incógnita sobre seu desempenho, mas pode surpreender e evoluir bastante.
O CAMPEÃO: Infelizmente o campeão do primeiro Campeonato-Ranking anunciou que não disputará o segundo por precisar se concentrar nos estudos. Tudo OK! O cearense de 16 anos Vicente de Lima Neto já detém recordes no campeonato, e suas marcas é que serão as referências para seus sucessores tentarem superar, mas depois de algum tempo quem sabe Neto não possa voltar e ampliar essas marcas. Desde já parabenizamos o primeiro campeão!
O ORGANIZADOR: Se nas pistas ele não vem tendo sorte, pelo menos o paulista de 20 anos Antonio Pessoa pode se orgulhar de uma coisa: Conseguiu reunir os melhores pilotos de GrandPrix2 do Brasil em um campeonato bem organizado e em poucos meses ter atraído tanta atenção. Esse é um motivo de muito orgulho de quem já tem o respeito de todos aqueles que participam deste campeonato, pois muitos sabem, que sem Pessoa este campeonato não teria atingido a proporção que alcançou em apenas 4 meses.
OS BASTIDORES: Algumas histórias podem parecer curiosas, mas em todo lugar tem isso, e em um campeonato que contou com cerca de 16 participantes permanentes algumas histórias são curiosas, tal como o erro xulo da troca de pistas no GP da Áustria, que transformou aquele GP no mais caótico da história, ou mesmo a atitude nobre de Marco Antônio Amorim em enviar o próprio acerto do carro para os colegas do campeonato na Espanha, teve também a polêmica desclassificação de Luciano Rocha na França por atraso no envio da HotLap e o GP da Bélgica em que os 4 primeiros colocados da corrida anterior "sumiram" nesta prova e não participaram por uma incrível série de coincidências.
Mas de forma geral os bastidores do Campeonato-Ranking é bem amistoso, e muito harmonico, apesar de todos serem rivais de todos no campeonato, o clima de cordialidade lembra os primeiros tempos da Fórmula 1 há décadas. Quase rotineiramente os principais pilotos do campeonato postam mensagens no Fórum dizendo seus tempos de volta da próxima corrida, e de vez em quando surgem alguns debates mais interessantes sobre Fórmula 1, ou mesmo pista favorita, ou sobre o porquê de cores de capacetes ou até mesmo a construção de uma pista fictícia em Belo Horizonte já foi proposta. Incluindo alguns textos sarcásticos e engraçados de Marco Antônio Amorim, que mais parecem roteiro de programa humorístico ou mesmo uma obra de arte.
Copyright © 2001 Campeonato-Ranking de GP2 |