A 18a edição da Abrin, Feira Internacional de Brinquedos
destinada a lojistas, foi realizada no Expo Center Norte, de 18 a 22 de junho.
Esse ano a maioria dos lançamentos em cartonados ficou por conta da Grow.
Os já clássicos Perfil e Master ganharam versões júnior. Imagem & Ação e Imagem & Ação 2 estão com nova edição; sua principal novidade é um dado especial que determina a modalidade de desenho a ser feita (sem tirar o lápis do papel, de olhos fechados, com a mão esquerda, etc.)
Ainda na linha de jogos cujo foco está mais na interação entre os jogadores que no tabuleiro, a Grow lançou Caldeirão do Huck, jogo para ser jogado em equipes. Os jogadores devem transmitir uns aos outros nomes de objetos, filmes e novelas usando massa de modelar, desenhos ou mímicas, além de terem que lembrar de palavras começando com uma ou com outra letra.
Dois jogos novos para crianças a partir de 8 anos: Fortuna e Caça-Palavras. No Fortuna, cada jogador assume o papel de um empresário tentando entregar o maior número possível de encomendas para enriquecer. No Caça-Palavras os jogadores partem com o tabuleiro tendo apensa algumas letras e devem ir acrescentando letras de modo a formar palavras; vale palavra na horizontal, na vertical e até na diagonal.
E um belo jogo para essa mesma idade foi reeditado. Você se lembra do excelente Gangue das Toupeiras, jogo tático simples e inteligente criado pela inglesa Virginia Charves? Pois é, o jogo foi relançado dessa vez com personagens do programa Bambuluá. O nome do jogo agora é Iskavoca Iskavoca - A Grande Aventura Pelo Espaço. Nós recomendamos.
Para quem curte quebra-cabeças, há vários novos lançamentos, inclusive o Mapa Mundi 1665, que tem 3000 peças.
As crianças menores podem se divertir com os jogos mecânicos Cara Maluca, Superação e 60 Segundos. No Superação, a criança passa por uma sucessão de provas de habilidade e concentração, tentando fazer com que suas bolinhas ultrapassagem diferentes obstáculos e cheguem ao centro do brinquedo. Tudo isso correndo contra o tempo. 60 Segundos também é uma corrida contra o tempo, em que a criança precisa ser rápida para encaixar 25 peças com diferentes formas cada uma no lugar correspondente. No Cara Maluca, o princípio é semelhante, mas dessa vez o objetivo é encaixar num rosto de plástico um nariz, um bigode, óculos, etc., reproduzindo a cara desenhada em uma carta sorteada.
Na linha de personagens, vários jogos novos e várias versões de jogos que já existiam. Com a Turma da Mônica, foram lançados Falta Um, Agente Cebolinha e Memória Esconde-Esconde. No Falta Um, cada carta traz 7 personagens e tem um faltando: qual está faltando? (a descrição lembra aquela do Achassauro, lançado no ano passado, embora sejam dirigidos a crianças de idades diferentes). No Agente Cebolinha, uma espécie de Detetive em que o que mais conta é a memória, uma carta é retirada do baralho e representa o ladrão do livro de planos secretos do Cebolinha. As demais cartas são distribuídas entre os jogadores que, à medida que circulam pela cidade, vão tendo que mostrar cartas uns aos outros. Vence quem descobrir quem é o ladrão. O Memória Esconde-Esconde é um jogo de memória diferente em que os jogadores se alternam levantando copinhos que cobrem os personagens e recolocando-os no lugar.
Na linha Disney, foram lançados Memo Mímica, Pense Rápido, Viagem Pelo Mundo, Ovinhos Divertidos, De Cor em Cor, 3 jogos de bolso e um Kit Máquinas Voadoras. Para quem ainda não conhece o Memo Mímica, trata-se de um jogo em que a cada carta sorteada o jogador cumpre uma tarefa divertida, mas não sem antes repetir toda a sequência anterior. Pense Rápido é um jogo em que o jogador escolhe um tema, lança dados com letras e tem que falar palavras que estejam dentro daquele tema e comecem com as letras sorteadas. Tudo isso com o tempo correndo. No Viagem Pelo Mundo, cada jogador deve fazer um roteiro visitando 9 cidades. No Ovinhos Divertidos, 6 ovinhos se abrem no meio e 6 fichas Mickey da mesma cor são guardadas dentro de cada um. Fechados, os ovinhos são misturados. O objetivo é usar a memória para juntar uma ficha Mickey de cada cor. No De Cor em Cor, a criança entra em contato com cores e quantidades.
Os 3 jogos de bolso são Senha, Forca e um Baralho. No Senha, simplificação do Senha (Mastermind) que todo mundo deve conhecer, a criança tem 6 jogadas para adivinhar a combinação de personagens do adversário. Forca é o tradicional jogo da Forca, em que um forma uma palavra e o outro tem que descobri-la. O 3o lançamento é um baralho comum, que tem as imagens da Turma do Mickey e regras de 3 jogos: rouba-monte, pife-pafe e supercoringa. Finalmente, o Kit Máquinas Voadoras, que não é bem um jogo, mas parece ser muito legal. Ensina passo a passo como fazer uma porção de aviões de papel diferentes. O Kit vem com belos papéis decorados.
Novo jogo da revista Capricho, para meninas a partir de 12 anos. É o Capricho - Fã Número 1, com perguntas sobre a vida de artistas, moda, saúde, além de questões polêmicas em que a menina tem que adivinhar a reação de suas amigas. Com os acertos, a menina vai podendo se aproximar do camarim do seu ídolo. Quem entrar no camarim vence.
Com a Revista Recreio, a Grow lançou Supercards Países, Supercards Mamíferos e Supercards Aves, no estilo Supertrunfo, mas com variação no tema.
Lembra do Era Uma Vez? Foi relançado como TV Globinho. Uma atividade interessante para crianças pequenas, em que uma conta uma história e as outras tem que repetir a história contada. Quem for mais fiel à história contada vence.
Para ser usado em festas de crianças, foi lançado Gincana da Eliana, com 3 jogos próprios para grandes quantidades de crianças.
Mais um jogo de perguntas e respostas, só para quem se interessa pelo assunto: Conhcecendo a Bíblia.
O site da Grow, www.grow.com.br, em breve deverá estar no ar.
Na Estrela, que dessa vez inovou e montou seu estande na Casa dos Sonhos, espécie de Showroom e Museu da empresa que fica em São Paulo na Av. República do Líbano (e vale a visita), os lançamentos cartonados eram poucos. A grande novidade era o Detetive Jr., em que as crianças têm que descobrir onde esconderam o coelhinho. Além desse, Show do Milhão Jr., Show do Milhão 2 e o Jogo do Baú da Felicidade, onde quem não paga em dia não tem direito aos prêmios. Alguns clássicos estão de embalagem nova: é o caso do Detetive e do Jogo da Vida, que ficou agora com a embalagem americana.
Esse ano a Toyster apresentou poucas novidades na feira. Entre os lançamentos estavam o jogo de perguntas e respostas Preservação Ambiental, o jogo também de perguntas e respostas Posso Perguntar (com a Turma da Mônica), e os jogos educativos Salada de Sílabas e Brincando com Histórias, jogo em que a criança pode completar a história escolhendo objetos e personagens.
A Glasslite apresentou uma nova linha de jogos, jogos de cartas simples, baratos e com embalagens pequenas. Entre eles o Jogo do Gambá, Ilha do Tesouro e desafios para jogar sozinho, como Resta um Rato (baseado no Resta Um) e Macacos me Mordam.
De um modo geral, houve menos lançamentos que nos anos anteriores, talvez reflexo do momento difícil pelo qual passa o país. Torçamos para que haja mais lançamentos agora no 2o semestre.