AS FESTAS DO PEÃO DE TABULEIRO
Curtidores de jogos começam a se reunir regularmente
A Festa do Peão de Tabuleiro é uma confraternização que reúne amigos de longa data e outros bastante recentes em torno de um mesmo prazer: jogar.
Os jogos de tabuleiro e de mesa são a paixão que reúne cerca de 40 pessoas, de 2 em 2 meses, para jogar os mais variados jogos por toda uma tarde, uma noite... e uma madrugada.
O freqüentador médio da FPT é um profissional liberal com terceiro grau completo. A maioria do pessoal tem entre 20 e 40 anos, mas há pessoas mais velhas, assim como algumas crianças e adolescentes.
Vários dos participantes são gamers, ou seja, jogadores inveterados que jogam semanalmente e estão a par de todas as novidades. Mas grande parte do pessoal é de curtidores, ou seja, "leigos" que gostam de um bom jogo, embora estejam longe de ser fanáticos. A FPT é uma ocasião única onde é fácil arranjar parceiros para jogar, encontrar pessoas que já conhecem os jogos e sabem ensinar a regra sem dificuldade, e jogar os jogos mais incríveis que existem.
Os jogos vão desde alguns daqueles antigos da Grow, das décadas de 70 e 80, passando por jogos brasileiros mais recentes e chegando ao que há de melhor sendo publicado hoje no mundo.
Mas como a festa funciona?
Cada participante traz alguns jogos (embora isso não seja obrigatório) e os coloca em uma pilha no canto do salão. Em seguida, tendo algum conhecido na festa ou não, o sujeito pode escolher entre pegar um jogo qualquer da pilha e sentar numa mesa à espera de parceiros ou sentar numa das mesas já formadas que está prestes a ter uma partida iniciada e jogar junto com aquele grupo.
Terminada a partida, nova decisão: jogar outra partida do mesmo jogo, pegar um jogo e sentar numa mesa ou se reunir a outro grupo?
Assim o tempo vai passando e você vai jogando e conhecendo novos jogos, um atrás do outro, até cansar. Se não cansar, fica até o final, saindo às 5h junto com os últimos dos moicanos.
Os jogos tradicionais também têm espaço, embora o espaço ocupado por eles seja bem menor que o ocupado pelos jogos modernos.
Os organizadores da festa cobram uma taxa simbólica por participante para cobrir gastos de organização. A comida, agora que a festa acontece no Bob’s fica por conta de cada um, se quiser e quando quiser.
Idealizadas por Ricardo Christe e Fábio Tola, as FPTs são hoje realizadas pelo esforço conjunto de um grupo de pessoas, com destaque para o próprio Rique, Érica, CB, Itiro, Kátia, Gibrin, Miyaji, Erik e muitos outros.
Quanto à participação no evento, não se esqueça de que é necessário se inscrever com antecedência, pois o espaço é limitado e limita assim o número máximo de participantes sem que o ambiente fique excessivamente populado.
Mais informações podem ser obtidas no site http://www.festadopeao.tk/ . Há até um grupo de discussão que se formou com os membros mais assíduos das festas. No site você encontra link para a discussão.
Leia a entrevista com Ricardo Christe, um dos idealizadores e organizadores das FPTs
Veja também mais fotos das FPTs