Vamos fazer um pequeno teste para descobrir como você está respirando.
Preste bem atenção à sua respiração, neste momento ela é profunda ou superficial?
Na maioria das pessoas ela é somente superficial, respiram apenas o necessário para a sobrevivência.
Agora que você já se conscientizou de sua respiração, vamos fazer umas comparações.
Feche os olhos e inspire profundamente, perceba o ar entrando em seus pulmões, prenda o ar por dois ou três segundos e expire-o normalmente. Você deve ter notado que houve uma pequena movimentação do seu corpo, em especial da parte superior (ombros).
Sentiu a diferença ocorrida entre a que você fez anteriormente e com esta que você fez agora com os olhos fechados?
Será que esta respiração é a "correta"?
Agora com os olhos abertos, em pé diante de um espelho, no qual você possa ver seu tronco por completo, repita novamente a inspiração profunda prestando muita atenção à movimentação que ocorrerá na parte superior de seu corpo.
Seus ombros se ergueram? Com a entrada de ar nos pulmões o seu peito inflou, o seu abdômen se contraiu ou se expandiu?
Pode não ser o seu caso, mas na grande maioria das pessoas, quando solicitado uma inspiração mais profunda, a tendência é sempre a mesma, erguer os ombros, inflar o peito e contrair o abdômen.
Segundo Alexander Lowen, a contração do abdômen significa uma inibição sexual, ou uma contenção para suprimir sentimentos de tristeza.
A maneira mais adequada para melhorar a forma de respirar pode ser conseguida com exercícios da seguinte forma:
Deite-se de costas na cama ou no chão, jogue a cabeça para trás, flexione os joelhos, coloque suas mãos sobre seu abdômen e relaxe. Inspire profundamente e ao inspirar "conduza" o ar para o abdômen, você notará que ocorre um movimento para cima em seu abdômen e ao expirar, lentamente, seu diafragma se contrairá e junto o seu abdômen, ocorrendo assim um movimento para baixo.
Esta é a chamada respiração abdominal.
Note que você não ergueu os ombros quando executou este tipo de respiração, o que não acontece mais visivelmente quando na respiração totalmente torácica.
A respiração extremamente torácica é típica de pessoas que tentam se defender de algum "medo" inconsciente. Estas pessoas, ao inspirarem, erguem os ombros ao inflarem os pulmões e ao expirarem não o fazem por completo, sempre mantendo uma reserva de oxigênio nos pulmões na ilusão de uma falsa segurança, o que acaba por ocasionar uma ansiedade.Com isto, invertem o sentido da respiração que é de cima para baixo e não o inverso.
Assim podemos dizer que tais pessoas podem apresentar muitas dificuldades em se "soltarem". Já as pessoas que possuem uma respiração profunda e vigorosa, são pessoas que projetam um estado de espírito mais elevado e se tornam mais agradáveis e confiantes em si. São pessoas que apresentam e transmitem uma "energia" muito grande para as outras.
Quando se pratica exercícios de respiração, conjuntamente ocorre o relaxamento corporal. Assim, consegue-se prestar maior atenção e conscientizar-se mais de seu corpo, suas necessidades e "sentimentos".
Com a respiração profunda e o relaxamento, sua mente se torna mais capaz para realizações e superar obstáculos, pois esta respiração acalma o corpo e a mente provocando maior concentração.
Reservem dez minutos diários para a prática deste exercício e dentro em breve poderá notar muitas diferenças e mudanças em você, tanto emocionalmente, como fisicamente.
Não quero com isto dizer que ocorrerá uma mudança em seu corpo, mas apenas que poderá sentir uma energia bem maior para realização do que for preciso, você sentirá uma maior vivacidade.
Através de uma respiração adequada somos capazes de conservar o equilíbrio emocional em meio a adversidade.
Marcos Antonio Pinto
"Nunca soube de ninguém que tivesse recebido recompensa sem estudar, ou que alcançasse a realização sem praticar."
"Zenji Dogen"