Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


 

OS APÓSTOLOS

 

Bartolomeu

É apresentado com o nome de Natanael Bar-Tholmai, isto é, filho de Tholmai, da cidade de Caná. Em hebraico, Tholmai quer dizer "arado ou agricultor". Todos os chamavam de "filho de Tholmai", o que originou o nome Bartolomeu.

Bartolomeu, apóstolo e mártir.

Ele foi um dos doze apóstolos mencionados nos "Atos dos Apóstolos".

Bartolomeu teria sido apresentado à Jesus por Felipe, que talvez fosse seu irmão.

Bartolomeu viu os prodígios operados pelo Mestre, ouviu a sua mensagem, assistiu a sua paixão e glorificação, depois se tornou arauto da Boa Nova, aceitando com o mesmo entusiasmo as consequências de um testemunho comprometido.

Acredita-se que ele seja o Nathanael mencionado no evangelho de João.

saobartolomeu2.jpg (42571 bytes)

A martirologia Romana credita a ele vários trabalhos missionários na Índia e na Armênia.

Oficiais armênios o condenaram e foi despelado vivo e depois decapitado.

Acredita-se ainda que ele pregou também na Mesopotania, Pérsia e Egito.

Um pequeno evangelho é também atribuído a ele.

Outras lendas e tradições dizem que Bartolomeu foi apedrejado e depois crucificado.

Sua relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armenia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari ,Sicília e Benevento na Itália.

O Rei Edward, o Confessor que reinou de 1041 a 1066 é tido como tendo guardado uma relíquia de sua faca.

Ele é o patrono dos padeiros ,alfaiates e sapateiros. Os mercadores de Florença também o chamam de padroeiro.

Ele é na liturgia católica mostrado com uma faca e um pedaço de pele ( por causa de sua morte).

Sua a festa é celebrada no dia 24 de agosto.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

Felipe

De acordo com São João, evangelista Felipe veio de Bethsaida , a cidade de André e seu irmão Pedro e pertencia ao grupo de discípulos que acompanhavam São João Batista.

Felipe estava presente quando João indicou Jesus como o "Cordeiro de Deus".

Cristo chamou Felipe de discípulo no dia seguinte a escolher André e Pedro como seus discípulos.

Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas todos se referem a Felipe na sua lista usualmente colocando-o no quinto lugar logo após Pedro, André, Tiago e João.

 

saofelipe.jpg (38095 bytes)


O evangelho de João oferece mais informação sobre o discípulo, mencionando que no relato da milagrosa multiplicação dos pães é a Felipe que Jesus dirige a bem conhecida pergunta: "Onde compraremos pão, para que esta gente possa comer?" Felipe não entende o significado da pergunta e depois de haver dado uma olhada ‘a multidão disse: " Duzentos denários de pão não seriam suficientes para que cada um receba um pedaço."

Aparece ainda na memorável conversa dele com Jesus quando Filipe disse : "Senhor, mostrai a nós o Pai e isto será o suficiente para nós" para o que Jesus respondeu: "Estou tão longe de você, por tanto tempo que você ainda não me reconhece, Felipe? Todo aquele que me vê, está vendo o Pai!...."

Tinha uma agradável personalidade, mas era um discípulo hesitante em forçar o seu ponto de vista ao outros.

Poucos detalhes se conhece das atividades de Felipe após a Ascensão do Senhor . Uma certa confusão ocorre entre Felipe, o Apostolo e Felipe o Evangelista mencionado no capitulo oitavo dos "Atos dos Apóstolos" .

Ele supostamente pregou em Phyygia, na Ásia Menor.

Clemente da Alexandria informa que Felipe morreu como um mártir durante o reinado do imperador Domitian (81-96) sendo crucificado de cabeça para baixo ou talvez teria morrido em Hierapolis na Ásia Menor.

As suas duas filhas foram mencionadas por Polycrates, bispo de Ephesus e muito reverenciadas nos primeiros anos da igreja católica.

Cumpre notar que Ephesus, hoje Efesos é uma cidade na Turquia quase limite com a Grécia, onde São João viveu seus últimos anos e aonde teria escrito o quarto evangelho e ainda onde teria vivido os seus últimos dias a Virgem Maria.

A festa de São Felipe é celebrada no dia 3 de maio.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

Tomé

Apóstolo e mártir, mais conhecido como Tomé o Incrédulo, é um dos doze apóstolos e é citado nos 4 evangelhos embora o de São João é o mais detalhado nas epistolas envolvendo Tomé.
Chamado por João Didymus, que em grego significa gêmeos, ele aparece em três momentos especiais:
Primeiro quando se proclama pronto para morrer por Cristo, dizendo no caminho para Bethany "Vamos morrer com ele". Depois quando ele diz a Jesus: "Mestre nós não sabemos onde você está indo: como vamos saber o caminho?" E prontamente Jesus responde " Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai, exceto através de mim".

Finalmente, Tomé duvida dos seus companheiros discípulos quando eles dizem que eles haviam visto Jesus ressuscitado: "Se eu não ver as marcas dos pregos nas suas mãos e não colocar o meu dedo nas chagas das mãos e minha mão em seu lado, eu não acreditarei". Mas ele grita "Meu Senhor e meu Deus " quando fica face a face com o Senhor.

( Alguns estudiosos pensam que esta dúvida foi propositadamente sugerida por Deus, para que fosse possível alguém tocar nas chagas de Jesus, ficando assim sem a menor duvida, que Jesus havia ressuscitado. Este raciocínio ainda é confirmado, porque a frase "Vamos morrer com ele" foi dita quando os outros apóstolos não queriam que Jesus fosse ressuscitar Lázaro dos mortos e Tomé insistiu e foi o maior milagre de Jesus).

 

saotome2.jpg (46154 bytes)


São Gregorio, o magno em uma de suas homilias diz claramente:

" O que vocês pensam quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado!? Uma maravilhosa Providencia Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse ser a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença.".

Pouco é conhecido sobre sua vida posterior a morte de Jesus embora Euzébius da Cesárea confirmou na sua "Historia Eclesiástica" que Tomé pregou entre os Parthias no Leste. Esta assertiva confirma as varias lendas e tradições de São Tomé teria sido um missionário na Índia, onde ele é considerado o fundador dos Cristãos Malabares, perto de Madras, uma descrição a qual é prescrita nos "Atos de Tomé", escrito em Syriaco durante o terceiro século e influenciado os Agnósticos.

Outros escritos atribuem a São Tomé o Evangelho de São Tomé , o Atleta, que outros consideram apócrifo.

Suas relíquias estão supostamente guardadas em um santuário em Ortona, na Itália.

Seus símbolos são a lança , o machado e o esquadro de carpinteiro.

Sua festa é celebrada no dia 3 de julho.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

sjt1.jpg (14306 bytes) Judas Tadeu

São Judas Tadeu teria nascido em Canã, local do primeiro milagre de Jesus.

Foi um dos membros do primeiro time de Jesus, e teria sido o noivo das bodas do primeiro milagre de transformar a água em vinho para poupar o embaraço dos noivos; mas na verdade foi muito mais importante o milagre, porque teria sido para atender a um pedido de sua mãe Virgem Maria, a razão de Jesus antecipado o tempo do inicio dos seus milagres.

São Judas era o noivo nas Bodas de Canã e alguns estudiosos dizem que este milagre foi a causa de Judas Tadeu se tornar um seguidor de Jesus.

Lucas também chama Judas o "Zealote" (o fanático). Alguns escolares acham que o "zealot" seria zeloso e não fanático devido ao fervor com que São Judas Tadeu seguia a lei judaica e mais tarde os ensinamentos de Jesus.

São Judas é descrito nos evangelhos como um parente de Jesus pois era irmão de Tiago, o menor.


Ele é o autor do menor dos livros do Novo Testamento: "A carta de Judas"; embora no versículo 17 desta carta, deixa uma dúvida de que talvez os apóstolos de Jesus já haviam morrido.

A carta de Judas foi escrita por um homem apaixonado e preocupado com a pureza da fé cristã e a boa reputação do povo cristão. O escritor diz que ele planejava escrever uma carta diferente, mas ouvindo os pontos de vista errados de falsos professores da comunidade cristã ele urgentemente escreveu esta carta para alertar a igreja para acautelar-se contra eles.

A tradição ocidental baseada nos contos apócrifos da "Paixão de Simão e Judas" diz que após pregarem no Egito, Simão juntou-se a Judas e foram em missões para a Pérsia.

Lendas do século sexto descrevem o martírio de ambos Simão e Judas na Pérsia, na cidade de Sufian (Siani); embora a tradição oriental diz que Simão morreu pacificamente em Edessa.

Como São Tadeu, Judas tem sido confundido também com Santo Addai na Mesopotania .

Vários estudiosos das escrituras, acreditam que Judas foi morto com uma serra ou um facão.

Na arte litúrgica da Igreja São Judas Tadeu é mostrado como um homem de meia idade com uma serra ou um livro ou um barco. Algumas vezes ele é mostrado segurando um remo e algumas vezes um peixe.

Suas relíquias estariam em Rheims e Touluse, França.

Ele é venerado como um dos mais populares santos da Igreja e é considerado o patrono das causas perdidas.
No Brasil, só perde em popularidade para São Jorge, mas alguns observadores ponderam que São Jorge é o mais popular, devido a invocações em práticas nada cristãs.

Sua festa é celebrada no dia 28 de outubro.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

 

              retorno.gif (942 bytes)

Retornar para página dos Santos

home.gif (10340 bytes) Retornar para página Principal