Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


 

OS APÓSTOLOS

 

Reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades.

Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.

Disse-lhes: Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas.

Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali até que deixeis aquela localidade.

Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés.

Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte.

 

Jesus, escolheu alguns de seus discípulos mais próximos para serem mestres de seu evangelho, ele os revestiu de autoridade, a fim de que realizassem as obras que Ele os ensinou, incluindo a pregação do Evangelho, o ministério da Palavra, a libertação de cativos, a operação de curas e milagres, a libertação de espíritos demoníacos, e por fim, a libertação da força do pecado, recebendo o batismo das águas e do Espírito.

Os Apóstolos originais viajaram de Jerusalém à Galiléia, pois Jesus havia pregado na maioria dos distritos da Palestina, e muitos de seus ouvintes se tornaram discípulos. Depois disto, muitos Apóstolos seguiram rumo a outras sinagogas para transmitir a mensagem divina de Jesus a todos de Israel e aos gentios que tinham temor a Deus, e que freqüentavam o Sabat e cultuavam o Deus único de Israel.

Eles escolhiam, em todas as comunidades, alguns para assumirem o papel de líderes de congregações, que se formavam, tornando-se os sucessores dos Apóstolos, ou seja, Bispos investidos da mesma mensagem e revestidos da mesma autoridade.

 

santaceia.jpg (68188 bytes)

 

Veja a disposição do Apóstolos de cristo na representação da Santa Ceia de Da Vinci. Da esquerda para a direita: (Não aparece nessa representação  São Matias, que teria sido o 13º apóstolo)

São Bartolomeu (Nathanael) - SãoTiago menor (James) - Santo André - São Pedro - Judas - São João - Jesus - São Tomé (dedo para cima) - São Tiago maior - São Felipe - São Mateus - São Judas Tadeu e São Simão.

 

saopedro.jpg (15701 bytes)

Pedro

Pedro também chamado Simão Pedro ou Cefas (a rocha) foi o primeiro Papa, foi o príncipe dos apóstolos e o fundador, junto com São Paulo da Santa Sé de Roma.

Pedro era um nativo de Bethsaida, perto do lago Tiberias, era filho de João e trabalhava, como o seu irmão Santo André, como pescador no Lago Genesareth.

André ( primeiro discípulo de Jesus) introduziu Pedro a Jesus e Jesus chamou Pedro para se tornar um de seus discípulos.

Em Lucas é recontada a história de que Pedro, capturando imensa quantidade de peixes, ajoelhou-se diante de Jesus e o Senhor lhe disse: "Não tenhas medo por que de agora em diante serás pescador de homens".


Jesus também deu a Simão um novo nome, Cefas ou Rocha ( daí Pedro, do grego Petros ou pedra).

Tornando-se um discípulo de Jesus, Pedro o reconheceu com o "Messias, filho do Deus vivo e Jesus respondeu dizendo"......e tu és Pedro e sobre esta pedra (ou rocha–em grego) Eu construirei a minha igreja e te darei as chaves do reino do céu. Tudo que juntares na terra ficará juntado no céu; e tudo que deixares solto na terra ficará solto no céu."

Pedro sempre foi mencionado como o primeiro dos apóstolos em todas as passagens do Novo Testamento e um membro do circulo interno de Jesus com Tiago e João.

Ele é mencionado, mais do que qualquer outro discípulo, e estava ao lado de Jesus na Transfiguração, na cura da filha de Jairo, na agonia do Jardim das Oliveiras.
Ele ajudou a organizar a Ultima Ceia e teve um papel relevante na Paixão.
Quando o Mestre foi preso ele cortou com espada a orelha direita do escravo do Sumo Sacerdote Malchus.

Ele negou a Jesus três vezes, como havia predito Jesus e depois chorou amargamente.

Após a ressurreição, Pedro foi a tumba com outro discípulo (provavelmente João) logo após ter sido informado por uma das mulheres.
A primeira aparição do Cristo Ressuscitado foi perante Pedro antes dos outros discípulos e quando o Senhor apareceu diante dos discípulos em Tiverias, deu a Pedro o famoso comando: " alimente meu rebanho ....cuide do meu rebanho....alimente o meu rebanho".

Varias vezes imediatamente após a Ressurreição, Pedro é inquestionavelmente o líder dos apóstolos.

Sua posição ficou ainda mais evidente quando ele indicou o substituto de Judas Iscariotes e foi o primeiro a falar para as multidões que se juntaram após a descida do Espirito Santo no Pentecostes.

Foi o primeiro apóstolo a fazer milagres em nome do Senhor.

Pedro foi o instrumento para trazer o evangelho a todos. Batizando o pagão romano Cornélius, e dando no Consílho de Jerusalém o sua orientação para que a Nova Igreja convertesse a todos e se tornasse universal.

Esta é a grande mensagem de Pedro: a igreja de Jesus é universal!

Preso pelo rei Heródes Agrippa , ele foi ajudado a escapar por um anjo.

Ele continuou os seu apostolado em Jerusalém e seus esforços missionários inclusive viagens a cidades pagãs como Antioch, Corinto, e eventualmente Roma.
Ele fez referência a Cidade Eterna na sua primeira Epístola fazendo notar que ele estava escrevendo da Babilônia (nome dado a Roma pelos primeiros cristãos).

É certo que Pedro morreu em Roma e que seu martírio ocorreu no reinado do Imperador Nero, provavelmente em 64 DC.
De acordo com a tradição Pedro foi crucificado de cabeça para baixo porque declarou não ter o mérito de ser morto da mesma maneira que o seu Mestre.

Ele teria sido sepultado em Roma na Colina onde é o hoje o Vaticano, e escavações sob a Basílica de São Pedro teriam encontrado sua tumba e suas relíquias estão debaixo do altar de São Pedro.

Desde dos primeiros anos da Igreja, Pedro é reconhecido com o Príncipe dos Apóstolos e o Primeiro Sumo Pontífice. Assim teve uma posição de supremacia sobre toda a Igreja Católica.

Na arte litúrgica da Igreja, São Pedro é mostrado como um velho homem segurando uma chave e um livro.

Seus símbolos são: uma cruz invertida, um barco (barco de Jesus)e um galo (tripla negação de Jesus).

Pesquisando um pouco mais sobre São Pedro verificamos que ele tinha uma esposa e que ele viveu em Cafarnaum, com a sua sogra (a sua esposa não é mencionada) na casa dela, mais ou menos no início da pregação de Jesus nos anos 26-28 DC. Assim é de se supor que Pedro foi casado durante algum tempo.

Sua festa é celebrada no dia 29 de junho.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

André

Era filho de um pescador da Galiléia de nome Jonas e era irmão de Simão Pedro.

André vivia em Cafarnaum e era um seguidor de São João Batista antes de ser apresentado a Jesus.
Ele reconheceu Jesus imediatamente como sendo o Messias, e foi o seu primeiro apóstolo.

Foi André que apresentou Jesus a seu irmão São Pedro.

Com Pedro, João e Tiago, André formava o núcleo dos apóstolos de Jesus.

Ele é mencionado no novo testamento como estando presente nos mais importantes evento da vida e missão de Jesus.

Após a ressurreição de Cristo e Sua Ascensão André recebeu o Dom de Pentecostes com os outros apóstolos.

Historiadores do inicio da era cristã mencionam que ele conduziu missões na Capadócia, Galatia, Bithynia Scythia (do Mar Negro até áreas de parte da Turquia e Ásia)
Ele pregou também em Thrace, Macedonia e em Téssala na Grécia.

Ele foi crucificado numa cruz em forma de X em Patrae ,na Achaea .

santoandre3.jpg (18849 bytes)

André foi amarrado, não pregado de modo que seu sofrimento foi mais prolongado. Seu martírio ocorreu no reinado o do Imperador Nero em 30 de novembro de 60 DC.

Ele escapou varias vezes da prisão e de julgamentos e de algumas dessas fugas com a ajuda de anjos.

Ele enfrentou demônios, salvou um barco naufragado cheio de gente, trouxe pessoas de volta a vida, sofreu perseguições e foi atacado por multidões enfurecidas.

Quando ele foi a julgamento em Achaea, André brigou porque não merecia ser crucificado como seu mestre Jesus e ainda na cruz ele continuou a pregar por dois dias.

Perto de vir a morrer, uma luz divina envolveu o seu corpo e aqueles que tentavam atormenta-lo ficavam paralisados.
Até mesmo o governador romano Aegeas, ficou louco e sua esposa Maximila, que tinha sido batizada por André, foi quem o sepultou.

Santo André é o patrono da Escócia, Rússia, Grécia, Burgundy, Espanha, Sicília, Baixa Áustria, Nápoles, Ravenna, Brescia, Amalfi , Mantua , Manila, Bruges, Bordeux e Patras. Ele é ainda o padroeiro dos açougueiros, pescadores, mineiros, fazedores de cordas e dos casamentos.

Ele é invocado na proteção contra a gota, contra dores de garganta e tosse e pelos casais com problemas de infertilidade.

Algumas relíquias de Santo André foram levadas para Constantinopla (moderna Istambul) e outras relíquias para Ravenna, Milão, Brescia , Nola e Namur.

Santo André é mostrado na arte litúrgica da Igreja como pescador ou missionário e normalmente com a sua cruz em forma de X.

Sua festa é celebrada no dia 30 de novembro.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

 

       retornar.gif (2770 bytes)

Retornar para página dos Santos

home.gif (10340 bytes) Retornar para página Principal

Construction_8.gif (955 bytes)    

Desde: 27 / jan / 2003