Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


 

OS APÓSTOLOS

 

Tiago Menor

Também conhecido como Saint James, the less

Tiago é chamado de o Jovem ou o Justo, nome dado a ele na lista dos discípulos feita por Mateus, Marcos e Lucas e ainda mencionado nos Atos dos Apóstolos.

Ele era filho de Alfeu e de Maria, uma prima de da Virgem Maria, era conhecido como "o menor" apenas para distingui-lo de Tiago, "o maior" (irmão de João) que era mais velho e bem mais alto.

De acordo com Marcos ele estava com as mulheres Maria (chamada de mãe de Tiago por Marcos) e Maria Madalena na crucificação de Jesus. Ele é também chamado primo em primeiro grau de Jesus.

saotiagomenor.jpg (13399 bytes)

Ele é o mais controvertido e estudado dos apóstolos.

Este Tiago seria o mesmo "Tiago da Epistola de Tiago" que começa chamando a si próprio de "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" o que pode indicar que isso era um título oficial da Igreja da época. Tiago usa o tom de autoridade de quem era bem conhecido na Igreja e acostumado a usar de sua autoridade.

Autoridades bíblicas consideram este Tiago, filho de Alfeu como Tiago "irmão do senhor", mas modernos escolares acham que talvez tenha havido dois com o nome de Tiago, um filho de Alfeu e um dos 12 apóstolos; e o outro o "irmão de Jesus", que seria um primo em primeiro grau.

Temos ainda que Tiago fala dos apóstolos no tempo passado e não se identifica como sendo um deles, uma aparente distinção entre o Tiago da Epístola e o Apóstolo Tiago citado em Co. 15:7; além do elegante estilo literário grego usado pelo autor da Epístola, bem diferente do que seria usado por um camponês da Galiléia.

O nome Tiago o menor, é definitivamente referido ao filho de Alfeu por causa da referencia de Marcos em 15:40 onde ele é chamado de Tiago menor ou Tiago, o jovem (teria sido o primeiro bispo de Jerusalém, e um dos pilares da igreja o qual São Paulo consultou sobre os Evangelhos) e de acordo com a tradição, Tiago foi atirado do alto de seu templo pelos fariseus e depois apedrejado lá pelos anos de 62 DC.

Sua festa é celebrada no dia 3 de maio.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

Simão

Simão era filho de Cleophas e Maria. Cleophas era irmão de São José e ela irmã de da Virgem Maria, assim Simão era primo irmão de Jesus.

Há indícios de que este Simão tenha sido o mesmo que é apontado como sendo irmão de São Tiago Menor.

Outra versão de modernos escolares diz que talvez tenha havido dois com o nome de Tiago, um filho de Alfeu e um dos 12 apóstolos; e o outro o "irmão de Jesus", que seria um primo em primeiro grau ou um filho de José do seu primeiro casamento. Estudiosos sustentam que José era viuvo quando foi escolhido para se casar com a Virgem Maria e ser o pai de Jesus; e tinha vários filhos sendo um deles de nome Simão.(Judas, Justus, Tiago e Simão e as filhas Assia e Lídia).

 

saosimao2.jpg (35006 bytes)


Assim este Simão seria o Simão, o "zeloso" e irmão de Tiago menor. Não seria primo de Jesus, e sim irmão por parte somente de pai.

Também chamado de Canaanite ele era um dos apóstolos e foi mencionado varias vezes no Novo Testamento.

Conhecido como o "Zeloso" por sua dura obediência lei dos judeus, Simão foi um dos primeiros discípulos de Jesus.

Foi bispo em Jerusalém.

De acordo com a tradição no Ocidente, ele pregou no Egito e foi com Judas Tadeu a Pérsia onde ambos foram martirizados. Teria sido serrado ao meio.

Outra versão inclui a assertiva de que ele teria morrido calmamente em Edessa, com 106 anos e governado a igreja durante 43 anos.

Alguns escolásticos traduzem "zealot" com o sendo "zeloso" e outros como sendo "fanático" devido ao quase fanatismo de outro que Jesus também chamava de "zealot" que era São Judas Tadeu.

Na arte litúrgica da Igreja ele é representado segurando um peixe ou uma serra ou com em um barco segurando um remo.

Sua festa é celebrada no dia 18 de fevereiro.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

judaiscariotes.jpg (12132 bytes) Judas Iscariotes

Seu nome verdadeiro era Judas de Simão.
Era originário da cidade de Kerioth. Todos os chamavam de "Ish-Keriot", que significava, "da cidade de Keriot". O que se deu o nome de Judas Iscariotes.

Suicidou-se por ter traído a Cristo "Ora, chegada a manhã, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem, e, maniatando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.
Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente.


Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo.
E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.
Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue.
E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros.
Por isso tem sido chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue.

Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor."

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

Matias (O 13º APÓSTOLO)

Foi o apóstolo escolhido para substituir Judas Iscariotes.

Pregou na Judae, Capadócia e nas praias do Mar Cáspio.

Parece que após a ascensão de Jesus, Matias foi selecionado para ocupar o lugar do 12° apóstolo Judas Iscariotes.
Conforme disse São Pedro "Matias era um dos homens que nos acompanharam durante todo o tempo que o Senhor Jesus estava entre nós, começando do dia de Seu batismo até o dia que Ele foi tirado de nós"

"Matias, disse Pedro, é uma testemunha da ressurreição de Cristo".

Segundo alguns escolares especialistas nos evangelhos alguns dos trechos são de autoria de Matias e circulou no mundo cristão da época, mas grande parte foi perdida e apenas algumas sentenças e citações foram recuperadas e são a citadas com sendo dele.

saomatias4.jpg (4647 bytes)

A tradição diz que sofreu perseguições e o martírio e foi morto a pedradas em Colchis, Jerusalém.

As sua relíquias foram trasladadas por Santa Helena e são agora veneradas na Abadia de São Matias em Trier, na Alemanha.

Existe alguma confusão entre São Matias e São Mateus em alguns escritos antigos.

Na arte litúrgica da igreja São Matias é retratado como um velho apóstolo segurando uma alabarda.
Ele é freqüentemente confundido com São Mateus que segura uma lança e uma moeda.

Sua festa é celebrada no dia 14 de maio.

 

Voltar à Santa Ceia

     Voltar ao índice (Santa Ceia)

 

              retorno.gif (942 bytes)

Retornar para página dos Santos

home.gif (10340 bytes) Retornar para página Principal