Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

·.O.· ·.Dança.· ·.Música.· ·.Al-Manar.· ·.Dicas.· ·.Internet.· ·.Eventos.· ·.Catálogo.· ·.Dunia.· ·. [~|~] .· ·. [=] .· ·. @ .·

Raqs al Chamadam (Dança com Candelabro)

Nadia Hamdi dançando com o Candelabro

Esse costume egípcio de casamento data do início do século XX. Zouba el Kloubatiyya foi a primeira dançarina a usar um klob (lampião de vela)  equilibrado na cabeça durante a zeffa, a procissão egípcia de casamento. Shafia el Koptia, para não ficar por fora,  também usou o chamadam (candelabro), e foi a primeira a confeccionar um. Shafia ensinou a avó e a tia de Nadia Hamdi. Nezla el Adel, uma contemporânea de Shafia, hoje com seus 90 anos, ainda dá aulas e se apresenta, ocasionalmente. Nadia Hamdi (foto) é a atual diva egípcia do Chamadam e é a única dançarina que aprendeu com a linha original das dançarinas de Chamadam egípcias. Nadia aprendeu com Zouba, quando criança, e depois foi formalmente treinada por sua avó.

Antes de Zouba, a Zeffa era guiada por uma dançarina e músicos, mas a iluminação era dada apenas por velas decoradas especiais de casamento de 90cm e por lampiões levados por membros da procissão de casamento. As velas especiais ainda se mantêm uma parte tradicional da Zeffa.

A procissão da Zeffa acontece tradicionalmente à noite, serpenteando pelas ruas da vizinhança da casa dos pais da noiva até chegar à casa do noivo onde ela vai morar. Essa é a mudança oficial da noiva e é guiada por uma dançarina, músicos e cantores, seguida pelos noivos e seus pais, depois seus amigos e parentes.

Há peças musicais especiais com um ritmo específico, conhecido coloquialmente como a batida da Zeffa. Essa é a musica apropriada para usar ao guiar uma Zeffa.

Desde o final da década de 70, quando as festas de casamento no Egito se tornavam mais urbanas e modernas, a Zeffa se mudou, junto com a festa, para um ambiente de hotel. Em um hotel, a zeffa desce a escadaria central em direção ao salão de recepção onde ela vai circular a sala e deixar os noivos em seus tronos especiais decorados com flores, em um canto do salão. Depois da Zeffa, a dançarina usa outra música de Zeffa ou outra música apropriada para tirar a noiva para dançar, depois o noivo e colocar o casal para dançarem juntos. Então a dançarina pode também fazer um solo de candelabro incluindo dança no chão. Essa última performance é teatral, para entretenimento, e separada da procissão da Zeffa. Ela deve estar vestida com uma roupa coberta (vestido baladi).

Como uma outra alternativa, os noivos e sua comitiva celebram o casamento num salão de festas de hotel. Os noivos são destacados na platéia e a dançarina os chama e os leva em uma Zeffa ao redor do palco. Depois ela os leva a dançarem juntos, e então apresenta a versão teatral da dança do candelabro, incluindo movimentos de chão.

A zeffa é um ritual egípcio de casamento, mas muitos casais de outras nacionalidades médio-orientais a adotaram como parte de sua celebração de casamento, incorporando-a aos seus próprios rituais. O Chamadam também é dançado em apresentações teatralizadas e folclóricas, já que é uma dança típica do Egito.

Dança do Leste > Biblioteca da Dança > Danças Folclóricas > Chamadam