Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Alice Deejay

home
história
estilos
artistas
curiosidades
artigos
guestbook
autor
links
e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Décadas: 90, 00

Estilos: Club Dance, Trance Pop

A vocalista Judy

Ultimamente, tenho revisto meus conceitos. Quando analiso a situação da Dance Music no cenário Pop mundial, acabo por me restringir à pobre "cena" Dance brasileira, que absolutamente não serve como nenhum parâmetro de comparação. Entretanto, num país em que 80% da população nem sabe o que é um computador, não existe acesso à internet e, consequentemente, à informação relevante sobre qualquer assunto.

Dito isto, vamos à música, que é o que interessa. 1999, foi um ano interessante (estamos falando de Brasil). A tentativa dos donos da mídia nacional de matar a Dance Music parecia ter dado certo. Entretanto, após a explosão do grupo Vengaboys, as rádios sentiram que existia uma demanda forte pelas produções dançantes "made in Europe", que sempre agitaram os clubes tupiniquins. Aqui, em meio aos altos e baixos da preferência nacional, surge uma musiquinha viciosa chamada "Better Off Alone", que era tudo de bom: o famoso e infalível vocal feminino, as batidas 4x4 e instrumentação de acordo com seu tempo, ou seja, a explosão do Trance substituindo a Dance Music "normal" na preferência mundial. De fato, o Alice Deejay (nome do grupo responsável pelo sucesso de "Better Off Alone", caso você não se lembre) inaugurou uma nova era: o Trance-Pop.

A bio a seguir foi escrita na sua maioria pelo fiel leitor carioca Cristian que, gentilmente, mandou várias informações a respeito do projeto, que ele gosta muito. E ele tem razão quando diz que o Alice Deejay foi um projeto muito importante pois, como dito acima, inaugurou uma mania mundial que foi o Trance invadir as paradas Pop. A partir daí, outros se aventuraram de forma bem sucedida neste universo, com destaque para o Fragma, e, atualmente, Lasgo.

O grupo foi formado em 1998, como uma colaboração de diversos DJ's da cena de Dance Music de Amsterdam, Holanda: Pronti, Kalmani, Danski, Delmundo, Svenson Maes, Johan Gielen, Michiel van der Kuy, Hazerdous e Richard Schutrups (conhecido como DJ Isaac). Nos vocais, a holandesa Judith Prönk (Judy), acompanhada de suas dançarinas, que se apresentavam nos shows. Interessante ressaltar que os DJ's Danski e Delmundo são os produtores responsáveis pelo grupo Vengaboys, ou seja, pessoal já habituado à incrível cena Dance holandesa, que sempre presenteou o mundo com bons artistas como 2 Brothers on the 4th Floor e 2 Unlimited.

O primeiro single "Better Off Alone" foi lançado em alguns países com o nome de DJ Jürgen presents Alice Deejay, e alcançou êxito mundial em 1999, com o primeiro lugar nos seguintes países: Noruega, Canadá, África do Sul, Dinamarca e Espanha. Além disso, alcançou a segunda posição no Reino Unido e o número 27 no Billboard Hot 100 dos EUA. Segundo o site alicedeejay.net, o single chegou a desbancar o megahit "Blue (Da Ba Dee)" do grupo italiano Eiffel 65, que também explodiu mundialmente no mesmo ano. E foi até um ano bom em termos musicais, pois tivemos alguns Pop hits bem legais como "Every Morning" (Sugar Ray), "Last Kiss" (Pearl Jam) "We Are One" (Kiss) entre outros. Mas também tivemos muitas "não tão boas" como Backstreet Boys, Britney Spears, Christina Aguilera, e o insuportável Cake.

"Better Off Alone" continuou tocando durante todo o ano de 99, e parecia não enjoar nunca! Realmente uma pérola Dance naquele finzinho de milênio. O sucesso do projeto era uma combinação de fatores que iam desde os shows muito bem produzidos, a simpatia (e beleza) da vocalista Judy (que não deve nada à nenhuma diva negra americana), os refrões que faziam todos cantarem juntos, etc... Na sequência de "Better Off Alone" seguiu-se o single quase gêmeo "Back in my Life", que não alcançou tanto sucesso quanto o primeiro, mas garantiu boas posições nos charts por onde passou. Entretanto, na minha opinião, o mais legal dos single foi o terceiro "Will I Ever", que atingiu o Top 10 Dance britânico, com os belos vocais de Judy e um arranjo de "trance strings" que faz escola até hoje! Realmente, uma bela canção! (na na nana weow!)

A essa altura, a trupe já merecia um álbum, que apareceria em 2000 com o nome de "Who Needs Guitars Anyway?", que é uma referência àqueles que ficam dizendo que música tem que ter guitarras para ser música. Sem dúvida, um nome bem sacana! :-) E mais dois singles são lançados: "The Lonely One" e "Celebrate Our Love". "The Lonely One" teve várias versões, entre elas uma que é considerada hino Trance até hoje por qualquer DJ e produtor do estilo.

Mas, toda festa tem que acabar... Em outubro de 2002, o grupo Alice Deejay chega ao fim, e Judy acaba se dedicando a carreira de apresentadora infantil na Holanda, e os produtores voltaram a trabalhar em outros projetos de Dance Music. Mas não há como negar que o Alice Deejay marcou um nome na história da música eletrônica a serviço das paradas de sucesso. E que venham outros grupos como este, que nos deixe canções inesquecíveis como "Better Off Alone".

TRIVIA 1: Nesta mesma época um DJ brasileiro chamado Markinhos UK fez um remix de "Better Off Alone", contribuindo mais ainda para o sucesso da música, sendo convidado pelo próprio Alice Deejay para excursionar com o grupo.

TRIVIA 2: Em 2001, "Better Off Alone" foi a 4º música mais tocada nas boates da zona sul carioca, mesmo dois anos após seu lançamento.

TRIVIA 3: O site alicedeejay.net ainda está no ar...

Voltar