Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Armand Van Helden

home
história
estilos
artistas
curiosidades
artigos
guestbook
autor
links
e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Décadas: 90

Estilos: House, Techno

Armand Van Helden

Antes de se tornar um dos mais requisitados e influentes produtores do mundo em 96, Armand Van Helden foi um dos segredos mais bem guardados do selo Strictly Rhythm, sendo o responsável por inúmeros singles de sucesso nas pistas de dança, bem como remixes de artistas famosos, fazendo com que uma grande quantidade de artistas pudesse ser ouvida por uma platéia pouco convencional.

No início dos anos 90, Armand fazia parte da linha de frente dos DJ's do selo Strictly Rhythm, ao lado de nomes como Todd Terry, Erick Morillo, Roger Sanchez, Masters at Work e George Morel, já tendo uma cotação bem alta na gravadora. Hoje, ele é um dos mais requisitados remixers do mundo, fazendo parte da lista de preferidos de artistas como Madonna, Daft Punk, Fatboy Slim, Jamiroquai e etc...

Voltando alguns anos antes de se tornar uma autoridade, encontramos uma criança já fascinada não só com a música mas também com sua construção e composição. Aos 13 anos, Armand comprou uma bateria eletrônica e já fazia experiências com sons e músicas desde essa idade. Dois anos depois, ele começou a trabalhar como DJ. Sendo filho de um oficial da força aérea, a família de Armand viajou por muitos lugares como Turquia, Itália e Holanda. Seu set básico consistia de muito Hip Hop e Freestyle. De volta a Boston, sua cidade natal, ele acabou se tornando porprietário do que, mais tarde, seria um dos mais aclamados night clubs da cidade.

Em 92, Armand lançou seu primeiro single "Move It to the Left", que acabou se tornando um grande sucesso das pistas de dança, naquele ano. Logo depois, o primeiro single era atropelado por outra pérola de Van Helden "Witch Doctor". Esse foi um dos grandes club hits de 94 (junto com Haddaway e 2 Unlimited), introduzindo seu nome a uma grande massa, sedenta por Dance Music.

A essa altura, Armand já curtia um sucesso estrondoso. Remixes para New Order, Deep Forest e Faithless já faziam de seu currículo uma verdadeira bomba! Mas foi justamente um remix para a música "Professional Widow" de Tori Amos que fez com que, em 96/97, seu sucesso ficasse confirmado pelo mainstream. A partir disso, vieram trabalhos com Janet Jackson, Puffy Daddy, Sneaker Pimps, CJ Bolland, Daft Punk e até Rolling Stones! Paralelamente, os hits "Cha Cha" e "The Funk Phenomena" infectavam as pistas de dança.

Nos anos seguintes, além de lançar um álbum ("Old School Junkies"), Van Helden continua sua escola de remixes e singles, incluindo "U Don't Know Me" e alguns EP's.

Voltar