Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Duran Duran

home
história
estilos
artistas
curiosidades
artigos
guestbook
autor
links
e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Décadas: 80, 90

Estilos: Synth Pop, Pop, New Wave, Soft Rock

Nick Rhodes, Simon LeBon e Warren Cucurullo

Não podemos negar que o movimento Punk tornou possíveis, muitas coisas. A liberdade de criar e inovar, é proveniente deste movimento, muitas vezes incompreendido e mal interpretado. Por volta de 78, quando o Punk começou a perder terreno, já era tarde: toda uma geração de futuros artistas já tinham sido contaminados com a ideologia Punk e estavam prontos para invadir as paradas de sucesso. E paralelamente, coisas estranhas começavam a acontecer: instrumentos novos, vocalistas até desafinados, pouca técnica e letras "sorvete na testa" pareciam ser o futuro da música Pop (para desespero dos órfãos dos anos 60).

Vamos ver o que acontecia na Inglaterra nesta época, embora originalidade não fosse o forte da ilha (pois tudo lá parecia ter uma certa influência americana). Por volta de 79/80, surgia o movimento chamado "New Romantic". Basicamente, o New Romantic era uma versão mais comercial da New Wave americana. Tinha influências de Soul, Funk, Disco, Punk e até mesmo uma pitada GLS. Roupas de couro, quepes, baton, correntes, cabelos extravagantes eram a última palavra em moda entre os jovens ingleses. E, musicalmente, os sintetizadores e baterias eletrônicas tornavam possíveis muita criatividade e ousadia. E temos aí nomes como Spandau Ballet, Soft Cell, ABC, Kajagoogoo, Depeche Mode, Ultravox, Naked Eyes, OMD e etc... Destes grupos, poucos alcançaram tanto sucesso quanto uma certa banda definida como "O Sex Pistols que ficou Chic". Estamos falando do Duran Duran.

Para muitos, o Duran Duran representa o máximo da concepção New Wave/New Romantic, graças ao seu estilo glamouroso, vídeos de altíssima qualidade, e canções bem produzidas. Entretanto, vale lembrar que o sucesso do Duran se deveu mais a seus vídeos do que a suas músicas em si. E a explosão do grupo coincidia com o aparecimento de um novo veículo de divulgação musical: a MTV.

Tendo como fontes de inspiração David Bowie e Roxy Music, o grupo viu sua ascenção, de filhos do Punk para ídolos adolescentes. Em 78, os colegas de escola Nick Rhodes (teclados) e John Taylor (guitarra) formaram a banda, usando o nome de um vilão do filme "Barbarella". Junto com eles, faziam parte do grupo Simon Colley e Stephen Duffy, este nos vocais. Eles começaram suas apresentações num clube de Birmingham apropriadamente chamado Barbarella. Sem baterista, o grupo utilizava uma bateria eletrônica. Após muitas mudanças (vocalista, baixista e a inclusão de um baterista "de verdade"), chegamos a 1980, onde o atual vocalista Simon LeBon, entra para a trupe. Ele era um ex-integrante da banda Punk Dog Days e um estudante de Arte Dramática na Universidade de Birmingham.

No fim deste ano, a popularidade do Duran Duran já era grande no circuito New Romantic, o que assegurou um contrato com a EMI. "Planet Earth" foi o primeiro single da banda e alcançou o número 12 das paradas britânicas. Rapidamente, a banda se tornou líder do movimento New Romantic, tornando-se a sensação da mídia e do mainstream. E seus vídeos começavam a ditar regras no mundo da música, principalmente após o bizarro "Girls on Film". Este vídeo foi banido da TV, enquanto o single subia mais e mais nas paradas. Finalmente, o single chegou ao número 3 das paradas e lá ficou por 118 semanas! Em seguida, seu primeiro álbum chamado "Duran Duran" (original...), alcançou também altas colocações nas paradas européias. Rapidamente, em 82, o segundo álbum "Rio" chegava às lojas. Este, talvez, tenha sido o álbum mais bem sucedido do Duran Duran, contando com seus maiores singles até hoje: "Hungry Like Wolf" e "Save a Prayer". "Rio" chegou ao 2º lugar da parada de álbuns britânica. E o lançamento do EP "Carnival" nos EUA, foi o marco do início da colonização americana pelos garotos de Birmingham.

Os anos seguintes foram só sucesso. O single "Is There Something I Should Know" era Top 10 nos EUA, e 1º lugar na Inglaterra. Vieram também "Union of the Snake" e "The Reflex", seguidos de uma turnê em 84. No fim do ano de 84, o single "Wild Boys" alcança 2º lugar tanto nos EUA quanto na Inglaterra. E fechamos a fase de ouro do Duran Duran.

Em 85, o Duran já começava a cair de moda, e precisou lutar contra a descartabilidade a qual estavam fadados os artistas New Wave. Temos aqui sua primeira incursão no mundo das trilhas sonoras com "A View to a Kill", para o filme de James Bond com o mesmo nome. Depois, veio um longo hiato, que terminaria com a saída de John e Andy Taylor para formar o supergrupo The Power Station, que contava com o vocalista Robert Palmer. Enquanto os membros remanescentes do Duran Duran (Simon, Nick e Roger Taylor) responderam com seu próprio projeto: o Arcadia. Isso colocava em perigo a vida do grupo. Após alguns singles de ambos os lados, Andy e Roger Taylor deixam o grupo para tocar seus projetos solo. Reduzido a um trio, o Duran responde, em 86, com "Notorious", o primeiro álbum em 3 anos. Embora bem sucedido nas paradas (principalmente devido à faixa título), o álbum não conseguiu ser tão popular quanto seus primeiros trabalhos. E até o fim da década, a popularidade do Duran só caia, sendo que o álbum "Big Thing" não conseguiu emplacar de forma definitiva seus singles.

Em 89, veio "Decade", sua primeira coletânea de hits, seguido por "Liberty", alguns meses depois. Esse foi o primeiro álbum do grupo a falhar na tentativa de alcançar o Disco de Ouro. Nesse ponto, o ex-guitarrista da banda Missing Persons Warren Cuccurullo passa a fazer parte do grupo. Em 93, eles voltam com um novo álbum (esse eu não sei o nome). Agora, o Duran retorna como um grupo dotado de maturidade artística e musical, tornando-se um dos mais amados grupo de Soft-Rock da época. Desse álbum, vieram "Ordinary World" e "Come Undone", trazendo o disco de platina para o grupo. Embora não tivesse restaurado a popularidade do Duran Duran, o álbum obteve as melhores críticas de sua carreira. Em seguida, o álbum de covers "Thank You" chegou ao Disco de Ouro na américa, embora tivesse sido classificado como o pior álbum de covers DE TODOS OS TEMPOS! Talvez por isso ele tenha ido ao status de Ouro nos EUA...

Depois, o grupo não apresentou nada até 96. Neste ponto, enquanto o Duran terminava seu próximo álbum, John Taylor deixa a banda. O trio remanescente lança, em 97, o ótimo "Meddazza Land", que trazia seu carro chefe "Out of my Mind" às paradas de sucesso, graças principalmente à sua inclusão na trilha sonora do filme "O Santo". Essa música era acompanhada também de trabalhos de grupos eletrônicos então novos como Daft Punk e Orbital. Logo depois do sucesso de "Out of my Mind" veio a psicodélica "Electric Barbarella", acompanhada de um vídeo impagável. A música talvez tenha mostrado a face mais eletrônica do Duran Duran já vista, e o clipe alcançou uma rotatividade tremenda nas MTV's de todo o mundo.

Em 2000 o Duran lançou o álbum "Pop Trash", que significa algo como "Pop Ruim" ou "Pop Lixo". Infelizmente, a crítica levou a sério a brincadeira, condenando o álbum ao "eject". Mas os verdadeiros fãs da banda vão adorar as influências do Rock industrial no novo som do trio.

Felizmente, podemos dizer hoje que o Duran Duran superou todas as suas crises internas e mudanças de formação, o que acabou por amadurecer o grupo, tanto musicalmente quanto pessoalmente. Isso só fez aumentar a característica "Cult" da banda, que ainda hoje é ícone dos bons e velhos anos 80.

Voltar