Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Fragma

home
história
estilos
artistas
curiosidades
artigos
guestbook
autor
links
e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Décadas: 00

Estilos: Dance Pop, Trance

A vocalista Maria Rubia

Após o boom causado pelo single "Better Off Alone" do projeto Alice Deejay, muitas portas se abriram para que o Trance pudesse transitar com tranquilidade pelos Pop charts da vida. A partir daí, era comum ver artistas que usavam uma roupagem Trance para seus singles, que eram adorados pela juventude dançante. E muitos artistas importantes do underground Dance passaram a se aventurar pela praia da música Pop, em busca de suce$$o, mídia, ou pelo simples prazer de tornar as pistas de dança menos frias, com letras românticas e belos vocais.

No final de 99, Ramon Zenker, ex-integrante do duo eletrônico alemão Hardfloor resolveu investir nos Top 40 europeus, com uma mistura de Trance, Pop, House e Techno, que foi batizado como Fragma. Juntamente com os irmãos Firk e Marco Duderstadt, DJ's já acostumado com os anseios das pistas de dança, conceberam o trio, e lançaram um "proto-single". O single chamava-se "Toca Me" e era um Trance instrumental quase underground, que não tinha letra nem vocal. A música foi lançado e logo fez muito sucesso nos clubes europeus, mas havia algo errado. A música que tocava nos clubes tinha vocais misturados, de uma cantora chamada Coco, repetindo "Toca Me!" o tempo todo (esta prática é conhecida como "bootleg", que pode ser uma gravação pirata de um show, uma versão diferente de uma música ou mesmo uma colagem/montagem). Quando a dupla percebeu o que havia ocorrido, descobriu que havia uma demanda por este tipo de música, o que acabou gerando aquele que, provavelmente, foi o sucesso que lançou o nome Fragma ao estrelato: "Toca's Miracle", este já com vocais e uma guitarra de dar arrepios. E mais: o single tinha um refrão bem legal, que dava vontade de cantar junto, elemento fundamental na música Pop. Os piratas acabaram sendo surpreendidos por uma jogada de mestre do Fragma, que pegou o bootleg e o lançou oficialmente, como se eles estivessem pirateando seu próprio trabalho! A voz gospel de Coco parecia cair como uma luva no arranjo "relax" de "Toca Me", o que rendeu "Toca's Miracle", baseada na música "I Need a Miracle" da cantora (1997). "Toca's Miracle" ficou duas semanas no 1º lugar das paradas de Dance singles da Inglaterra. E pronto! Mais um Dance act, vindo das gélidas terras alemãs!

Com o sucesso dos dois primeiros singles, o Fragma tratou de aperfeiçoar sua técnica (já perfeita), assim como sua trupe, chamando o compositor Joern, que se tornou o letrista das canções do Fragma, e sua atração principal: a lindíssima vocalista e modelo Maria Rubia. Dona de uma voz perfeita, quase angelical, Maria Rubia foi responsável pelo sucesso do quarto single do grupo "Everytime You Need Me", que vendeu horrores por onde passou, com sua bela melodia (até mesmo para os padrões Dance), e sua letra bem construída, ao contrário da maioria dos singles Dance-Pop.

Nascida em 20 de Dezembro de 1977 na Inglaterra, Maria Rubia foi morar na França com seus pais, onde aprendeu o francês como língua oficial, e ainda outros idiomas como espanhol, holandês, italiano, etc... totalizando uns 6 ou 7 idiomas diferentes (!) Isso deu a Maria aquele sotaque maravilhoso nos vocais de "Everytime You Need Me". Já seus belos atributos físicos garantiram participações na TV, em filmes e, principalmente, em comerciais de marcas como L'Oreal e Colgate. Além disso, Maria também fez faculdade de moda, o que rendeu algum status como consultora, assim como participações em programas de TV do gênero. Ah, e ela também foi bailarina da Rambert Company, um famoso grupo de ballet europeu, onde aprendeu vários estilos de dança contemporânea. Talvez isto tenha sido crucial em sua decisão de lançar uma música por volta do ano 2000. Aqui, ela entra em contato com Marco e Dirk, que logo se encantaram pela artista, o que rendeu a pérola "Everytime You Need Me". Em 2000, sai o álbum "Toca", com os singles já mencionados, e alguns outros muito bacanas como "Reach Out", "Everybody Knows" e "You Are Alive". O álbum foi sucesso estrondoso na Europa, entre 2000/2002, e cruzou oceanos, detonando pistas de dança do Japão, México e até do Brasil.

A atual vocalista Damae

Nesse meio tempo, após lançar o maravilhoso single "Say it", Maria Rubia dá lugar à cantora alemã de 25 anos Daniela Klain, mais conhecida por seu apelido, "Damae". Damae é filha de mãe romena e pai inglês, e nasceu em 1979. Tendo uma bagagem artística invejável, desde sua formação musical clássica até aulas de Jazz e Ballet, foi justamente na Dance Music que ela acabou encontrando sua verdadeira vocação, desenvolvendo um interesse especial por House, Hip Hop e, claro, Trance. Assim, após encontrar os irmãos Firk e Marco numa festa, ela logo foi escolhida como vocalista oficial do grupo pois, assim como Maria Rubia, tinha atributos invejáveis e uma bela voz, ideal para o som do Fragma. Damae aparece em algumas faixas de "Toca" e em todas de "Embrace", segundo álbum do grupo, de 2003. O primeiro single (e último a conquistar as paradas de sucesso inglesas, até agora) "Say That You're Here" traz Damae em sua melhor forma, não fazendo feio diante das vocalistas anteriores. Tanto que no site oficial do grupo Fragma.de eles disponibilizam gratuitamente alguns arquivos mp3, um deles trazendo uma versão de "Everytime You Need Me" com os vocais de Damae, para que os fãs decidam qual é a melhor! E outros singles do álbum como "Time and Time Again" e "Man in the Moon", que acabam trazendo "mais do mesmo", ou seja, canções similares às presentes em "Toca". A crítica diz que é muito "Dance-Pop" demais. Os fãs dizem que é a melhor "banda" de Dance Music do mundo. Não importa! O mais importante (e eu acredito que o Fragma também pense assim) é manter as pessoas ocupadas nas pistas de dança, sem se preocupar demais com as questões que assolam a humanidade. Para isso, existe o U2! :-)

TRIVIA: Embora "Toca's Miracle" tivesse sido um enorme sucesso, os produtores do Fragma jamais encontraram a cantora Coco pessoalmente, que teria ficado muito chateada por seu nome nem sequer ser mencionado oficialmente como a intérprete do sucesso.

Voltar