Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

MAXX

home
história
estilos
artistas
curiosidades
artigos
guestbook
autor
links
e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Décadas: 90

Estilos: Eurodance

MAXX

O MAXX tomou de assalto as paradas Dance mundiais, em 1994, com seus dois maiores (e únicos) hits: "Get-a-Way" e "No More (I can't Stand it)". O nome MAXX significa "Maximum Ecstasy" e o grupo era compostor pelos co-produtores "The Hitman" (David Brunner), Dawhite (um dos nomes artísticos de O'Jay, também co-produtor e rapper do The Real McCoy), a vocalista Linda Meek e o rapper Gary Bokoe. A trupe contava, ainda, com as dançarinas Emelle e Louise. O resultado era uma combinação de gêneros que compreendia Eurodance, Reggae, Eurodisco e Hi-NRG. Tudo isso somado à vocais típicos de Rap e Hip Hop.

Podemos compreender o sucesso musical do MAXX se voltarmos àquele tempo. Na época, o Eurodance ainda era uma novidade, e muita coisa nova aparecia toda hora. Foi um momento de muita criatividade e também de muito oportunismo. Nesse cenário, atitude e personalidade eram fundamentais. E isso, o MAXX tinha de sobra! As batidas frenéticas, acompanhadas das performances de seus membros fizeram do MAXX uma marca de primeira, em matéria de Dance Music. Seu hino Eurodance "Get-a-Way" foi um sucesso sem precedentes na história da música alemã (de onde o grupo havia saído), vendendo 400.000 cópias. Na Europa inteira, foram mais de 1.000.000 de discos.

Na Inglaterra não era diferente. "Get-a-Way" e "No More (I can't Stand it)" entraram nas paradas britânicas e lá permaneceram por 4 semanas. Para confirmar o prestígio do grupo, temos o fato de ele ter sido covidado três vezes para participar do show de TV "Top of the Pops", que contava com uma audiência média de 18.000.000 de pessoas em toda a Europa, e definia o que o povo deveria escutar em seus rádios.

Começam as mudanças (como sempre): Linda é substituída pela vocalista Alice Montana, assim que sai do grupo. porém Gary continua como rapper, imprimindo o mesmo "tom" de quando ele estava ao lado de Linda, mostrando ao mundo sua curiosa mistura de Reggae/Raggamuffin e Hip Hop. Tudo isto, acrescido de um enorme aparato tecnológico, tanto em estúdio quanto em seus shows.

A reação mundial ao álbum "To the Maxximium" foi de muita euforia, como era de se esperar. Além dos dois super Hits que lançaram o MAXX nas paradas, o disco continha várias outras músicas. Mas, ao invés de seguir a mesma fórmula de seus singles de ouro, o MAXX nos apresentou toda a sua criatividade musical, mostrando uma outra face do grupo, carregada de várias influências como Reggae e Dance Hall. Infelizmente, seus outros singles não foram tão bem nas paradas como "Get-a-Way" e "No More". Talvez, este fato tenha contribuido para o sumisso do MAXX, após seu glorioso ano de 94. Enfim, já é história!

Voltar