Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Acid House

home
história
estilos
artistas
curiosidades
artigos
guestbook
autor
links
e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta é, talvez, a vertente mais importante do House, já que foi a responsável pela sua explosão mundial, principalmente na Inglaterra. O Acid House tem sua origem durante os anos de 1987/88, criado por visionários como Adonis, Steve "Silk" Hurley e Phuture (este último talvez seja o responsável pelo termo "Acid", já que lançou uma faixa chamada "Acid Trax").

O Acid House mixava elementos do já consagrado House, com batidas e baixos gerados pelo lendário sequenciador TB-303, da Roland. Nesta máquina, existia um certo conjunto de configurações que, quando acionado, gerava um som estranho, parecendo com ruídos provenientes daqueles sons de filmes de ficção. Uma espécie de chiado, se é que se pode chamar assim.

De início, era apenas um fenômeno urbano de Chicago mas, quando a música começou a cruzar o atlântico e aterrisar na Inglaterra, as coisas começaram a ficar diferentes. Até então, o Acid se resumia a pequenas festas na periferia de Londres e muita divulgação em rádios piratas inglesas. Mas, em 1988, durante o histórico "Summer of Love" (algo como um Woodstock Dance), o Acid House explodiu com tudo, atingindo as paradas de sucesso, as rádios oficiais (inclusive BBC) e onde mais pudesse chegar. Artistas como S'Express, M/A/R/S/S, Bomb the Bass e Technotronic se revezavam no topo dos "charts" ingleses e europeus. E aqui, é interessante notar que existiam dois formatos de Acid House: o americano, que abusava dos efeitos do sintetizador TB-303 e dos climas viajantes, e o inglês, que era um festival de samples desde descarga de privada até aviões decolando. Entretanto, a certa altura do campeonato, todo som House agora passava a se chamar Acid House, dificultando algum tipo de classificação. E o som começou a chamar atenção de bandas alternativas como Primal Scream e 808 State, que passaram a adotar o som sintetizado e incorporá-lo à uma audiência mais Rock.

Mas o fenômoeno não durou muito, pois um novo estilo já batia às portas da preferência mundial e, acabou entrado: a Rave Music ou, simplesmente, Rave. Mas, isso já é outra história...

TRIVIA: Embora oficialmente extinto, o som Acid até hoje é usado em produções nos mais diversos estilos musicais, como o Drum'n Bass, Trance, Techno e, é claro, House. Observe alguns top hits modernos como "Better Off Alone" de Alice Deejay (1999), "Tell Me Why" de Paul Van Dyk (2001) e até a novíssima "Forever in Love" do projeto Sylver (2003). Este último traz sua bassline inteiramente feita de sons "Acid"! E, claro, o papa do estilo conhecido como "Big Beat" Fatboy Slim fez uma homenagem à máquina, chamada "Everybody Needs a 303", que carrega no som ácido ao extremo, chegando às raias do ensurdecedor. E já existem até os puristas, que juram ser impossível emular os sons originais do curioso sintetizador Roland. Segundo eles, embora existam ótimas versões em software como TS-404, Reaktor, Rebirth e Reason, um ouvido mais treinado seria capaz de identificar facilmente a imitação. Longa vida ao TB-303!!! :-)

ARTISTAS:  

Adamski

Marshall Jefferson

808 State

Bleep Dance

S'Express

The Shamen

Liquid Soul

Bomb the Bass

Adonis

M/A/R/R/S

Phuture

DJ HMC

The Ladder

The KLF

2 Bad Mice


PARA OUVIR:

M/A/R/R/S - Pump Up The Volume

S'Express - Theme from S'Express

Phuture - Acid Trax

Technotronic - Voices

Edelweiss - Bring Me Edelweiss

Bomb the Bass - Beat Dis

Rofo - Rofo's Theme

Bizarre Inc. - Playing with Knives

Lil' Louis - French Kiss


Voltar