Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
 



PICK-UP JEEP (1960 a 70)
 F-75 (1971 a 83)

Pick-up "Jeep" - Agil como um carro, valente como um Jeep
anuncio da época

Fabricada sob a estrutura da Rural (da frente até a porta eram identicas).  Com a distância entre eixos maior, suspensão recalibrada e chassis com 5 travessas, super reforçado para poder transportar  cargas, era a preferida pelos agricultores. Oferecida pela Willys com  caçamba de lata  ou caçanba de madeira (modelo Comercial - Carroçaria tipo plataforma e grades com maior area para cargas) e nas versões 4x2 e 4x4. No Brasil era fabricada  pela Willys Overland do Brasil  com a denominação Pick-up Jeep e posteriormente pela Ford como F-75 e F-85 (Versão especial para o exécito). Era amplamente utilizada no campo por ser valente e versátil, enfrentava atoleiros com a maior facilidade, cortava areião e chegava aonde os outros não conseguiam chegar, não havia osbstaculos que a segurase de acordo com a situação das estradas da época. Era o único veiculo da categoria equipado com tração total nas 4 rodas. A  motorização era a mesma da Rural com o motor BF161, 6 cilindros, 2600cc, 90HP; a partir de 1968 oferecida opconalmente com motor de 6cilindros e 3000cc 110HP e em 1975 também com o motor de 4 cilindros, 90HP e 2300cc, mas também teve no início (62) alguns modelos fabricados com motor a Diesel (Perkins) . Inicialmente eram encontrados algums exemplares importados dos EUA, mas seu início de  fabricação no Braisl foi em meados de 1960 como modelo 1961, no tipo pick-up 4x2 e em 1962 foi lançada a versão 4x4.
Em 1962 a Willys lançou uma Pick-up Jeep em uma versão especial para o exército -Pick-up Militar-  chamada popularmente de "Cachorro-louco", pois era brava e valente como tal. - Ainda podemos  encontrar algumas em uso, nos dias atuais, pelo Exército Brasileiro.
Em 1966 a Willys lançou uma variedade de opções da Pick-up Jeep, onde a Willys anunciava: O Pick-up Jeep não precisa ser adaptado. Ele já vem de fabrica como voce quiser: ambulancia, carro de bombeiro,lança foquetes para fins militares, carro forte para transportes de valores, alem das versões comuns - standard e cabine dupla.


 
 
Em 1983 foi o último veículo remanecente da linha Willys que saiu da linha de produção em São Bernardo do Campo na versão F-75 - 4x4, motorização a Álcool/4 cilindros/90Hp/2300cc (motor Ford que equipava o Maverick e o Taurus americano), a Ford já não achava interessante produzi-la mais, pois existia veiculos mais modernos, economicos  e eficientes.



 

Pick-Up Jeep - Versão Militar

Modelo Comercial

Cronograma de fabricação



Anuncios da Época
 
 

F-75 Luxo

 

Volta - BackMenu - indexFotos - PicturesLinksProxima -

Aero Willys Gordini Interlagos Jeep Jeep