Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

MÁRIO SEABRA

Seus Jogos Preferidos



Seabra aprecia os jogos que priorizam raciocínio, estratégia e tática, mas acredita que uma dose de sorte na medida certa pode dar um tempero gostoso ao jogo.

Entre os jogos que mais admira estão alguns clássicos e clássicos modernos. Alguns deles são:

·      Diplomacy: muitos jogadores conhecem; foi lançando no Brasil como 1914 - Jogo da Diplomacia. Um jogo que tem classe.

·      Elêusis: é um jogo de cartas que prioriza o raciocínio. A cada rodada um jogador inventa uma nova regra e os demais têm que descobrir qual é.

·      Pentominos (ou Pentaminos): é uma espécie de quebra-cabeça de 12 peças, compostas cada uma por 5 quadrados. São 12 peças diferentes, porque há 12 maneiras de se unir 5 quadrados em uma peça. Há muitos estudos interessantes sobre o jogo.

·      Sidominos: é um jogo de dominós criado por Sid Sackson, também muito interessante.

·      Jubileu: outro jogo de cartas, é o que se chama de jogo de vazas, isto é, um jogo em que a cada rodada um jogador lança uma carta na mesa e os outros ou acompanham ou jogam um trunfo. Um dos jogadores recolhe as cartas acumuladas na mesa, a vaza.

·      Reversi: Inventado no final do século passado por dois ingleses, inspirados no Go e no Shogi. Cada um inventou o jogo independentemente, o que rendeu várias brigas judiciais sem vencedor em relação à autoria. Muitos anos se passaram até que um japonês lançou o mesmo jogo, como se fosse criação sua. O jogo foi chamado de Othello e tornou-se um grande sucesso em todo o mundo. No Brasil, já foi lançado com os nomes de Preto no Branco e Einstein.

·      Mancalas: Os mancalas constituem uma família de jogos tipicamente africanos com perto de 1000 variantes conhecidas. São considerados os jogos mais antigos do mundo, tendo supostamente surgido entre 6 e 8 mil anos atrás.

 

Para Seabra alguns clássicos modernos de grande sucesso não chegam a ser grandes jogos, embora tenham rendido muito dinheiro. Jogos como Monopoly (Banco Imobiliário) e Cluedo (Detetive). “Monopoly vende ainda hoje 3 milhões e 500 mil jogos por ano. Cluedo é engraçado, mas não tem a mesma classe de outros jogos. É um jogo mais leve, familiar”.

 

Entre os seus próprios jogos, alguns dos que considera os melhores são:

RPM: é uma simulação de uma corrida de fórmula 1.

Emboscada: um jogo que se passa no Velho Oeste, num confronto entre índios e uma caravana de pioneiros; é um jogo para um público mais jovem.

Fuga: bandidos tentam fugir da cidade e a polícia tenta capturá-los.

005: nunca chegou a ser editado. Trazia 5 jogos para serem jogados no mesmo tabuleiro. Um deles com dados, outro com cartas, outro com dinheiro e assim por diante. A caixa tinha vários compartimentos onde todos esses componentes podiam ser guardados. Parecia que a caixa tinha sido feita especialmente para o jogo. Na verdade, o contrário é que tinha ocorrido. Seabra tinha gostado muito da caixa e inventou os jogos para ela, encontrando componentes para cada compartimento.

Bot: “Um jogo que é sem dúvida um dos meus melhores”. Houve uma tentativa de lançamento pela Copag, há muitos anos. Agora a Grow vai reeditar o jogo e lançá-lo neste Natal. No Bot, há um tabuleiro hexagonal com casas hexagonais. Cada lado do tabuleiro é de uma cor diferente. Cada jogador tem uma cobra, formada por pecinhas que ocupam os hexágonos do tabuleiro. O movimento se dá por cartas de cores diferentes e é possível passar as peças de uma ponta à outra da cobra, que não tem cabeça ou rabo. Assim os jogadores preparam o bote, combinando ataque e defesa. O jogo dá muitas opções e uma série de possibilidades incríveis. “Um jogo com 80% de raciocínio e uma dose de aleatório interessante.”

Jogadores e apreciadores de jogos: não percam a oportunidade de comprar esse jogo. Nunca se sabe quanto tempo um jogo desse vai ficar no mercado. Para quem ainda não conhece Mário Seabra, é uma boa oportunidade de conhecer um jogo seu. Para quem já conhece, uma boa oportunidade de se deliciar com mais um jogo de sua autoria. E não qualquer jogo. Um jogo que ele tem entre seus preferidos!



Vida e Carreira

Conversa com Mário Seabra

Ludografia

 

 

Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)

 

 

 

desde dezembro de 2000