Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Home


  CELINE

   Biografia | Intimidade | Curiosidades | Celine e a moda

   Património | Solidariedade | Prémios | René Angélil

 

 

René Angélil - marido e empresário de Céline Dion

 

Angélil é, actualmente, um dos homens mais ricos e influentes do Canadá, mas a sua história não é só feita de sucessos, pelo menos, até conhecer Céline Dion...

 

Celine Dion e René AngélilFilho de pais de origem Síria, René Angélil, o mais velho de dois irmãos, nasceu a 16 de Janeiro de 1942, em Montreal, no Canadá. 

Estudou no Colégio Grasset e na escola Les Clercs de Saint-Viateur, em Outremont, perto de Montreal.

Com 20 anos, Angélil desperta para o mundo do espectáculo. Inicia em 1961, um grupo musical, com Pierre Labelle e Jean Beaulne, denominado "Les Baronets", alcançando grande sucesso no Canadá, em 1964, com a canção "C'est Fou, Mais C'est tout". "Les Baronets" vence o prémio  de melhor grupo canadiano, na cerimónia de entrega de prémios da música, "The Artists Gala", desse ano.

Em 11 de Dezembro de 1966, René casou-se com Denyse Duquette, de quem teve um filho, Patrick, que nasceu a 28 de Janeiro de 1968.

Por esta altura, torna-se empresário artístico de René Simard, um popular cantor do Québec. 

Depois de se ter divorciado da sua primeira esposa, René Angélil, volta a casar, desta vez com Anne-Renée Kirouac, em 1973, com quem funda a Companhia TBS. 

Com Anne-Renée, ele tem mais dois filhos, Jean-Pierre, nascido a 23 de Março de 1974 e Anne-Marie, a 12 de Junho de 1977.

Algum tempo depois, Angélil dá um dos passos mais importantes, da sua carreira empresarial, ao tornar-se empresário de Ginette Reno, a cantora mais popular do Québec do seu tempo, e conhece o cantor-compositor francês Eddy Marnay, que havia escrito canções para Barbra Streisand, Edith Piaf, Ginette Reno, e que mais tarde produz os primeiros álbuns de Céline Dion.

Em 1980, porém, a cantora Ginette Reno, decide dispensar os serviços de Angélil e muda de empresário. René entra num período de grande instabilidade financeira e, quando pensava abandonar a profissão de empresário para se tornar advogado criminal, eis que a sua vida muda por completo...

 

Certo dia, René Angélil, recebe no seu escritório uma cassete, embrulhada numa fita vermelha, contendo uma canção interpretada por uma jovem de 12 anos. A canção era "Ce n'etait qu'un rêve", e havia sido escrita por Thérese Dion, para a sua filha mais nova.

Decorrido algum tempo, sem que a família Dion recebesse qualquer tipo de resposta, por parte do empresário musical, Michel Dion, o irmão mais velho de Céline, decide telefonar para René. Angélil informa-o que ainda não tinha tido tempo para ouvir a cassete, mas que assim que o fizesse lhe diria alguma coisa. Minutos depois o telefone dos Dion toca!

René Angéli ouvira a gravação, mas não acreditando que aquela voz fosse de uma rapariga com apenas 12 anos de idade, pediu à família que a levasse ao seu escritório para a ouvir pessoalmente.

Ao ouvir Céline Dion cantar, René apercebe-se do enorme potencial daquela menina e decide torná-la numa estrela. O entusiasmo de Angélil foi tanto, que nem hesitou em hipotecar a própria casa para pagar a gravação do primeiro disco de Céline Dion. 

Em 1981 foi lançado o primeiro álbum de Dion, "La voix du bon Dieu", que a tornou de imediato na nova estrela franco-canadiana. Pouco tempo depois René Angélil divorcia-se da sua segunda esposa.

Céline Dion e René Angélil, sempre acompanhados por Thérese Dion, iniciam então um percurso mágico a caminho da fama. 

Depois de conquistado o Canadá, abre-se o caminho para a internacionalização da então apelidada "Voz de Deus".

Em 1987 e 1988 René ganhou dois prémios Felix na categoria de "Empresário do Ano".

Na noite de 30 de Abril de 1988, Céline Dion, representando a Suíça sagra-se vencedora do Festival da Eurovisão. Nessa noite Dion, com 20 anos e Angélil dão início ao seu romance, que se manteve secreto até 1992.

No dia 29 de Abril de 1992, René sofre um ataque cardíaco, Céline que terminava as gravações do seu terceiro álbum em inglês " The Colour Of My Love", resolve revelar a relação de ambos nas páginas desse cd.

A 17 de Dezembro de 1994, casam-se na Catedral de Notre Dame, em Montréal. Céline Dion era já na altura a mais conhecida cantora canadiana o que justificou o facto de a cerimónia ter sido transmitida, em directo, pela TV canadiana, algo só equiparável a casamentos reais.

 

Em Março de 1999, a saúde de René mostra-se, mais uma vez fragilizada, sendo-lhe diagnosticado um cancro na garganta.

Celine cancela a sua tourné pelos Estados Unidos, e parte da sua tour europeia, para acompanhar o marido na cirurgia e sessões de quimioterapia. (A título de curiosidade, refira-se que um dos concertos que Céline Dion cancelou, estava agendado para o dia 27 de Junho de 1999, no Estádio de Alvalade, em Lisboa).

No final do ano, o cancro de René Angélil mostrava sinais de cura, contudo, Céline Dion já havia decidido retirar-se da sua carreira artística para se dedicar a 100% ao marido e ter um filho.

A 9 de Junho de 2000, Celine anuncia a sua gravidez e a 25 de Janeiro de 2001, nasce em Palm Beach, na Flórida, René-Charles Dion Angélil, o primeiro filho de Céline Dion e o quarto filho de René angélil.

 

Esta é a incrível história de um homem que depois de uma carreira de algum sucesso, como cantor e empresário, encontra uma menina de 12 anos que lhe transforma a vida por completo. Com quase 50 anos René Angélil deu início a uma caminhada que o levou aos patamares da fama.

Esta união pessoal e profissional construiu uma das mais bem sucedidas carreiras do planeta.

 

 

 

 

  Home | Notícias | Las Vegas | Celine | Música | Filmes | Entrevistas | Fotos | Downloads | Feedback | Links


TRIBUTE TO CELINE DION - WWW.ANGELFIRE.COM/POP/DIVACELINEDION

2000/2008 - PORTUGAL