Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Home


  CELINE

   Biografia | Intimidade | Curiosidades | Celine e a moda

   Património | Solidariedade | Prémios | René Angélil

 

Fundação Celine Dion

 

Céline Dion, tem uma Fundação com o seu nome, é desde há vários anos patrona da Canadian Cystic Fibrosis Foundation e apoia inúmeras associações de solidariedade, nomeadamente, a T.J. Martell Foundation e o Fundo Diana Princesa de Gales.

 

O envolvimento nestas campanhas data de 1982, quando a pequena Céline, de 14 anos, que descobria o sucesso no seu país, resolveu aproveitar o facto, para chamar a atenção para causas que lhe pareciam esquecidas, nomeadamente, uma doença que afectava a sua sobrinha Karine (Fibrose Quistica).

Durante anos Céline Dion, acompanhada de Karine, participou em inúmeros eventos - concertos de beneficência, anúncios televisivos, gravação de um hino para representar a fundação ("Melanie")... É, porém, em Maio de 1993, quando Karine, de 16 anos, morre nos braços de Céline, enquanto esta lhe canta "Vole", que a cantora decide aumentar o seu apoio à Canadian Cystic Fibrosis Foundation, participando em vários eventos com crianças doentes.

 

Em 1994, na altura do casamento de Dion com Angélil, os noivos pediram aos convidados que, em vez de presentes, enviassem contribuições para a fundação apoiada pela conhecida cantora.

 

Em 1996, Céline Dion consegue um apoio milionário para a fundação. A Royal Airlines compromete-se a colaborar com a Canadian C. F. Foundation.

 

Em 1997, no auge da sua carreira, Céline doa para esta mesma fundação, as verbas conseguidas com o seu concerto em Nova Iorque, com o espectáculo Walt Disney World e com a sua participação especial no 100º episódio da séria americana "The Nanny" ("Competente e Descarada").

Com a morte de Diana, Princesa de Gales, a 31 de Agosto de 1997, numerosos artistas associaram-se a um novo projecto - o "Fundo Diana, Princesa de Gales", entre os quais, aquela que se tornara numa das cantoras de maior sucesso de todos os tempos: Celine Dion.

 

A 9 de Junho de 1998, Céline foi uma das convidadas de Luciano Pavarotti, no seu concerto "Pavarotti and Friends", revertendo os lucros do evento, para as crianças libanesas.

 

Em Abril de 1999, dois estudantes norte-americanos, de 18 anos, alegadamente influenciados por um videoclip de Marilyn Manson, entraram na sua escola, em Columbine, empunhando uma espingarda, e  disparam contra colegas e professores. Do incidente tresloucado resultaram 15 mortos e 33 feridos. Este é, ainda hoje, lembrado como o mais mortífero incidente do género.

Céline Dion que se encontrava nos EUA, em digressão, doou meio milhão de dólares às famílias das vítimas.

 

Em 2000, é publicado no tabloid americano, The National Enquirer: "Celine - Estou grávida de gémeos". Celine que não estava grávida, e muito menos de gémeos, recorreu ao Supremo Tribunal de Los Angeles, processando o jornal por publicar notícias, sabendo serem falsas, pedindo uma indemnização de 20 milhões de dólares.

A revista foi condenada a um pedido de desculpas e ao pagamento de uma indemnização de valor desconhecido. A diva doou o valor da indemnização à "American Cancer Society".

 

No dia 21 de Setembro de 2001, Céline Dion, que havia tido o seu primeiro filho e se encontrava de férias no Canadá, interrompeu a pausa na sua carreira para, juntamente com outros artistas, prestar homenagem a todos os que morreram nos atentados de 11 de Setembro, nos EUA. Dion deixou o seu filho recém-nascido no Canadá e "voou" para Nova Iorque, a fim de interpretar "God Bless America", no encerramento do concerto "America: A Tribute To Heroes". Quando foi anunciada que a canadiana iria interpretar o hino patriótico dos Estados Unidos gerou-se alguma controvérsia, no entanto, no final do espectáculo os meios de comunicação norte-americanos, foram unanimes em considerar a interpretação de Celine Dion como a melhor da noite.

Como referiu Thomas Mottola, presidente da Sony Music, "a franco-canadiana Céline Dion foi a escolhida para cantar o hino patriótico dos Estados Unidos porque nenhuma voz transmite tanta humanidade como a sua!" O concerto conseguiu recolher mais de 150 milhões de dólares em donativos.

 

Em Dezembro de 2002, Celine Dion e René Angélil, tornaram-se padrinhos da "Growing Up Healthy", uma campanha organizada pela Fundação do Hôpital Sainte-Justine, um hospital especializado no tratamento de crianças doentes em Montreal. O casal visitou o hospital e a cantora gravou um anúncio televisivo, para chamar a atenção do público para esta causa. Em 2005, a campanha "Growing Up Healthy", já havia conseguido mais de 100 milhões de dólares em donativos.

 

Depois de em 26 de Dezembro de 2004, um tsunami varrer grande parte do sudeste asiático, provocando cerca de 300 mil mortos, Céline Dion participou em inúmeros eventos de recolha de fundos para a reconstrução daquela zona, entre os quais se destacam, o espectáculo:  "Canada For Asia", organizado no dia 13 de Janeiro de 2005, pela tv canadiana CBC, no qual a diva interpretou "In Some Small Way", e ainda, o espectáculo que a própria Céline e o marido organizaram, em Las Vegas, no dia da mãe (8 de Maio), que conseguiu angariar mais de 1.5 milhões de dólares para a UNICEF distribuir pelas zonas mais afectadas pela tragédia.

Céline referiu na altura: "Como todas as outras pessoas no mundo, fiquei devastada com a perda e sofrimento de tantos na Ásia. Como mãe, não posso imaginar a dor que atravessam. Vai demorar muito tempo para que aquelas pessoas reconstruam as sua vidas, e precisarão de todo o nosso apoio nos próximos anos. Escolhi o Dia da Mãe para este evento pelo significado especial que ele tem para as famílias mas, também, porque isso manterá as pessoas atentas para as necessidades daquela zona nos próximos meses".

 

No dia 2 de Julho de 2005, Céline Dion, juntamente com dezenas de outros artistas do mundo inteiro, entre os quais, Sting, U2, Madonna, e a cantora portuguesa Mariza, participaram no Live 8, um conjunto de espectáculos, realizado em vários palcos espalhados pelo mundo, com o objectivo de chamar a atenção do G8 (7 países mais industrializados do mundo e a Rússia), para os problemas dos países do terceiro mundo.

Céline Dion cantou "Love Can Move Mountains", em Las Vegas.

 

Na noite de 3 de Setembro de 2005, Céline Dion participou num programa, "How Can I Help?", organizado pelo famoso apresentador Larry King, na CNN, dedicado ao Furacão Katrina, um dos mais destruidores de que há memória, responsável pela morte de milhares de americanos, sobretudo em Nova Orleães.

Havia sido anunciado que o furacão seria fortíssimo, no entanto o governo norte-americano ignorou os alertas e não adoptou quaisquer medidas que minorassem a tragédia. Mais do que isso, só 4 dias depois da passagem do furacão é que o Presidente Bush interrompeu as suas férias, e uma semana depois da passagem do Katrina, ainda haviam pessoas presas nos telhados de suas casas à espera de socorro, e corpos espalhados pelas ruas.

Céline Dion, que logo a seguir à tragédia doou um milhão de dólares para a Cruz Vermelha norte-americana, compareceu no programa do Larry King e, indignada e emocionada, criticou fortemente a actuação da administração do Presidente Bush.

Aqui está um excerto daquilo que Dion disse no programa "How You Can Help?", exibido na CNN:

"Ainda há pessoas à espera de serem salvas. Para mim isso é inaceitável!", ela gritou.

Céline, disse em seguida: "Como pode ser tão fácil enviar aviões para matar e destruir vidas noutros países? Precisamos de servir o nosso país e, para mim, servir o país é estar presente agora, para salvar quem necessita".

 

Celine Dion na CNN, num programa dedicado ao Furacão Katrina, a 3 de Setembro de 2005

 

Céline Dion participou, a 4 de Setembro de 2005, no "Jerry Lewis Telethon", um evento anual, realizado com o objectivo de angariar verbas para o combate à distrofia muscular. Neste ano, parte das receitas obtidas foram para as vitimas de Furacão Katrina.

A diva canadiana participa há vários anos neste espectáculo.

 

A "Fundação Céline Dion" organizou a 8 de Dezembro de 2005, um evento de solidariedade, no Casino de Montreal, Canadá. Céline Dion e o marido estiveram presentes no evento, que angariou donativos para financiar pesquisas relacionadas com doenças que afectam crianças.

 

A cantora Céline Dion realizou no dia 20 de Fevereiro de 2006, um grandioso espectáculo de solidariedade, no Colosseum do Caesars Palace, de Las Vegas, que contou com a presença do cantor Elton John e do famoso actor cómico, Jerry Seinfeld.

Com este evento foi possível angariar 2,1 milhões de dólares que foram distribuídos pelos trabalhadores do "Harrah's Entertainment Inc.", afectados pelos furacões de 2005.

 

No início de 2006, Celine Dion e o marido, juntaram-se a uma campanha de luta contra o cancro da mama. Os lucros reverteram para a "Canadian Breast Cancer Foundation" e para a "Quebec Breast Cancer Foundation".

 

A 7 de Maio de 2006, Céline Dion realizou o seu 500º concerto, em Las Vegas. Como forma de agradecer à cidade que a recebeu de braços abertos, a diva decidiu que todas as receitas, provenientes daquele concerto, seriam distribuídas por 10 instituições de solidariedade de Las Vegas, ligadas a áreas diversas como, a luta contra a Sida, apoio a crianças, idosos, sem abrigo, vítimas de abusos sexuais, entre outras.

 

Celine na África do SulEm 14 de Fevereiro de 2008, Celine Dion deu início à "Taking Chances Tour". Como havia prometido a Nelson Mandela, a sua digressão teve início na África do Sul, com um concerto de solidariedade. Ao todo, a diva da pop realizou 9 concertos naquele país, doando parte das receitas a instituições de solidariedade. Visitou ainda com o filho, em 15 de Fevereiro, uma escola localizada em Soweto, onde estava a ser implementado o "Programa de Alimentação a Crianças". De acordo com a imprensa local, Dion não só presenteou a escola com a sua presença, mas também com um generoso donativo. Mais uma vez a sua simplicidade, humildade, simpatia e generosidade foram destacadas por todos.

 

_____________

 

 

Destaques:

> No dia 15 de Dezembro de 1999, Céline Dion foi nomeada pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), "Artista Promotora da Paz", numa cerimónia realizada no Ritz Carlton Hotel, em Montreal, Canadá.

 

> Em 2006, Celine Dion foi considerada pela revista Forbes: "uma das 10 celebridades mais generosas", juntamente com Bono (dos U2), Oprah Winfrey, Angelina Jolie, Nicholas Cage, Sandra Bullock, Steven Spielberg, Paul McCartney, Jackie Chan e Arnold Schwarzenegger.

De acordo com a mesma revista, Celine Dion, para além de apoiar financeiramente a Canadian Cystic Fibrosis Foundation, desde 1982, participa em inúmeras outras causas ligadas à luta contra o cancro, apoio a crianças... doando anualmente milhões de dólares. 

 

_____________

 

 

Para mais informações, ou se quiser fazer algum donativo, deixo aqui hiperligações para as fundações:

T.J. Martell Foundation

Canadian Cystic Fibrosis Foundation

2221 Yonge Street, Suite 601, Toronto, Ontario M4S 2B4

 

 

 

 

  Home | Notícias | Las Vegas | Celine | Música | Filmes | Entrevistas | Fotos | Downloads | Feedback | Links


TRIBUTE TO CELINE DION - WWW.ANGELFIRE.COM/POP/DIVACELINEDION

2000/2008 - PORTUGAL