No começo da série, Kurama aparece como um jovem estudante de 15 anos de idade, de longos cabelos ruivos, olhos verdes, de feições delicadas, bonito e extremamente inteligente, de temperamento calmo, gentil e educado. Logo é revelado que esse jovem gentil na verdade é um ser sobrenatural, um lendário demônio-raposa do Mundo das Trevas, ladrão cruel de mais de 400 anos de idade: Youko-Kurama (os dois kanjis que formam a palavra "youko" querem dizer, respectivamente: you="demoníaco" e ko="raposa". A lenda de youko é muito popular no Japão).
Em sua forma original, Kurama tem o corpo de uma raposa mesmo, com quatro (ou cinco?) rabos. Mas só vemos esta forma em um flashback quando ele está sendo perseguido por um caçador. A forma demônio de Youko-Kurama consiste em um rapaz alto de longos cabelos acizentados, olhos dourados alongados, orelhas e cauda de raposa. Há quinze anos atrás, ao roubar um tesouro no Mundo das Trevas, Kurama foi baleado por um caçador, e para não morrer, seu espírito se refugiou no corpo de Shuuichi Minamino, um bebê humano ainda por nascer no útero de Shiori Minamino. Sua intenção era viver nesse corpo enquanto sua alma se recuperava, para depois voltar à sua forma original de youko.
Porém, renascer como ser humano, e o amor de sua mãe realmente o transformaram sensivelmente. No mangá, há uma parte onde Kurama ainda menino sobe numa cadeira para pegar alguma coisa no armário da cozinha, mas se desequilibra e cai. Para evitar que seu filho caia em cima de vidro quebrado, Shiori o ampara, sofrendo com isso cortes nos braços que se transformam em horríveis cicatrizes. Esse episódio sem dúvida serviu para ensinar a Kurama sobre sacrifício, o que faz com que ele não meça esforços para encontrar uma forma de ajudar sua mãe, quando ela cai doente de uma enfermidade incurável. É aí que começa o envolvimento de Kurama com os demais personagens. Ele é convidado por Hiei e Gouki (dois outros demônios) para roubar três tesouros da sala de tesouros do Mundo Espiritual, com o objetivo de tomar controle do Mundo dos Humanos. Kurama não se interessava em tomar parte nos planos dos dois criminosos, mas entre esses três tesouros, um deles interessava a ele: O Espelho das Trevas, que realiza qualquer desejo, em troca da vida de quem está fazendo o pedido.
No intento de usar o espelho para salvar a vida de sua mãe, Kurama se une aos outros dois demônios. Yusuke, detetive sobrenatural nomeado pelo Mundo Espiritual, é enviado por Koenma para recuperar os tesouros, e Kurama, traindo Hiei e Gouki, conta sua história para Yusuke e faz um trato com ele, dizendo que devolverá o espelho depois que usá-lo para seu intento, e se entregará para ser julgado diante de Koenma. Porém, ele não precisa dispor da própria vida, pois no momento crucial, Yusuke oferece sua vida junto com a de Kurama, e o espelho salva a vida de Shiori, não tomando nem a vida de Kurama nem a de Yusuke.
Depois disso, como retribuição ao que Yusuke fizera por ele, Kurama o ajuda quando o detetive está enfrentando Hiei, quando este rapta Keiko. Como punição por ter roubado os tesouros, ele e Hiei são incubidos por Koenma de ajudar Yusuke nas próximas missões, como detetives sobrenaturais, podendo assim talvez ser absolvidos.
Personalidade:
Como Shuuichi Minamino, Kurama é sempre muito calmo, controlado, educado e gentil, mas como Youko-Kurama ele se torna mais frio e calculista. Mas quem olha para as feições delicadas de Kurama se engana em achar que ele é frágil (geralmente ele é confundido com uma mulher... embora eu não consiga entender isso! ^_^), quando ameaçado por um oponente, ou quando as pessoas importantes para ele o são, eu não queria estar na pele de quem for idiota o suficiente para fazer isso, pois ele se torna cruel e não há misericórdia para seus inimigos, em qualquer uma das duas formas.
Mas isso só acontece em situações extremas de perigo, e geralmente Kurama é sempre paciente, calmo e gentil com seus amigos e com aqueles que o rodeiam. Quando a situação pede uma cabeça pensante, isso é deixado com ele, que usando sua inteligência sempre acha uma saída. (Não é à toa que ele é o estudante número um de sua escola...) No decorrer da série ele desenvolve fortes laços de amizade com Yusuke e Kuwabara, e parece ser a pessoa mais próxima e a única com quem Hiei parece travar maior contato, talvez pelo fato dos dois serem demônios e também por já terem se conhecido antes de se juntarem com Yusuke e Kuwabara.
Kurama é muito ligado afetuosamente à mãe, e a seus amigos. Sua vida como ser humano, juntamente com o amor de sua mãe, fizeram com que ele ficasse tão ligado a este mundo que no final da série, Kurama decide ficar no Mundo dos humanos, ao lado de sua mãe, seu novo irmão (que também se chama Shuuichi... eu li que este nome é comum para meninos no Japão) e indo trabalhar na empresa de seu padrasto (Shiori se casa de novo, pois o pai humano de Kurama morrera há tempos atrás).
Poderes:
Os poderes de Kurama consistem em controlar plantas e vegetais, e usá-las como arma. Sua arma favorita é o Rose Whip (Chicote de Rosa, mas em português ficou "Rose Whip", mesmo) que ele invoca a partir de uma simples rosa vermelha, que costuma retirar do cabelo. (Ele esconde várias sementes nele). Essa rosa se transforma em um potente chicote, que é capaz de cortar até aço, e esfacela qualquer inimigo em segundos.
Outra arma de Kurama é o Fuu-Ka EnbuJin "Formação da dança de sopro de flores". Em português, ficou: Chuva de Pétalas). Esta é mais uma forma de defesa do que um ataque: uma chuva de pétalas de rosa se espalha flutuando ao redor de Kurama, e qualquer um que entrar no meio delas é cortado por elas: as pétalas são como lâminas super afiadas. Shimaneki-Sou (Grama invocadora da morte?) é outro golpe que foi usado em sua primeira luta no Torneio das Trevas, onde seu oponente ameaçou matar sua mãe se ele reagisse... Kurama implantou dentro do covarde uma semente que cresceu e esfacelou-o todo por dentro.
Janen-Ju ("árvore dos pensamentos perversos". Em português: "Imagem Nociva" ) é outro de muitos ataques de Kurama. Este ataque foi usado contra Toguro Ani (o mais velho dos irmãos Toguro, de cabelos cinzentos, que pode mudar de forma) na saga de Sensui. A árvore envolve a vítima e cria uma ilusão que não acaba enquanto o inimigo não morre. Como Toguro é imortal, ele fica para sempre preso neste golpe, que foi a única maneira que Kurama encontrou de acabar com o imortal e insano Toguro Ani.
Na forma humana, seus poderes ficam muito mais limitados, ou poderia se dizer, enfraquecidos. No Torneio das Trevas, um dos lutadores dos times adversários, Uraurashima, por acidente faz com que Kurama volte à forma original de Youko-Kurama, por alguns minutos. Nesta forma, muito mais poderoso, ele pode invocar plantas demoníacas do Mundo das Trevas, como: Makai no Ojigisou ("Planta sensitiva do Mundo das Trevas". Em português, "Mimosa do Mundo das Trevas"). Este ataque ele usou contra Karasu, em uma das melhores lutas do Torneio das Trevas.
Outros ataques: Shoku-You-Shokubutsu ("Planta devoradora de demônios") e Kyu-Ketsu-Shokubutsu ("Planta sugadora de sangue"). Esses dois golpes não foram batizados em português, mas creio que o primeiro foi o usado contra Uraurashima, e o segundo, foi usado no ataque final contra Karasu (mas não estou bem certa).
Minha opinião:
Sou suspeito para falar... Ok! Eu me rendo! Kurama é meu personagem favorito de YYH! O que posso falar dele? Como alguém pode ser tão gentil em uma hora e tão implacável no momento seguinte? Sua fisionomia sempre tão calma e serena (aqueles olhos verdes tão expressivos...^_^) constrata fortemente com sua atitude quando ele realmente fica nervoso... Com ele, não há hesitação, ou dilemas morais de "como vai ficar minha consciência depois disso...". Ele age e pronto. (Lembram-se do episódio em que ele está jogando contra Amanuma, o menino que está sendo controlado por Sensui? Kurama não tinha outra saída, a não ser matá-lo, mesmo sendo apenas uma criança... )
Mesmo quando a situação é desfavorável a ele, Kurama ainda assim mantém a calma e a frieza. E ele também sabe como usar a mente, com sua extrema inteligência e seus conhecimentos adquiridos em sua vida anterior de youko no Mundo das Trevas. Pessoalmente, eu prefiro Kurama como Shuuichi Minamino, mas nas duas formas, ser-humano ou youko, Kurama é simplesmente um personagem cativante e inesquecível... ^_^ Em tempo! Você sabia dessa curiosidade? Dizem as lendas do Japão que os espíritos-raposa, quando assumem a forma humana, não conseguem de jeito nenhum esconder sua cauda... isso poderia explicar os longos cabelos de Kurama, não é mesmo?