Kazuma Kuwabara é um adolescente de 14 anos de idade, e dos quatro integrantes do time de detetives sobrenaturais, ele é o único genuinamente humano do grupo. Kuwabara estuda na mesma escola de Yusuke, e já era seu rival/amigo antes de se juntar a ele como integrante do time Urameshi. "Bad-Boy" brigão e considerado delinqüente, Kuwabara no entanto nunca conseguiu derrotar Yusuke, e embora sempre levasse uma surra toda vez que o desafiava, ele não desistia. Ao saber da morte de Urameshi, Kuwabara invadiu o velório revoltado, exigindo que o outro badboy voltasse para que ele pudesse ainda derrotá-lo.
Ele é mais alto do grupo, (a não ser quando Kurama está em sua forma Youko), tem cabelos ruivos, é grandalhão, e quase sempre desajeitado e bobalhão... No começo da série ele é uma das três pessoas mais importantes para a volta de Yusuke ao mundo dos vivos (as outras duas eram a mãe de Yusuke, Atsuko, e Keiko), por desejar imensamente sua volta.
Após a ressurreição de Urameshi, Kuwabara se junta ao agora amigo na luta contra as forças sobrenaturais, e desde aí não se separam mais... Junto com Yusuke, Kurama e Hiei, ele se torna um membro "não oficial" do time de detetives sobrenaturais, embora Koenma nunca assim o declarado, pois faz questão de acompanhar Yusuke nas missões.
Personalidade:
Kuwabara tem um jeito valentão e muita garganta... (ele gosta de dizer que "A árvore tem que ser de cerejeira, e o homem tem que ser Kuwabara!" ) mas cai na "pilha" muito facilmente. Hiei que o diga... eles vivem se estranhando, desde a primeira vez que se encontram, pois seu jeito abobalhado sempre irrita o pequeno demônio de fogo. Mas que eu saiba, eles nunca chegaram às vias de fato, se limitando a insultos e troca de delicadezas por toda a série... mas lutando juntos quando a situação exige. (Vide a luta versus Sensui).
Se há alguém que definitivamente tira Kuwabara do sério, é sua amada Yukina. Após ter acompanhado Yusuke em uma missão do Mundo Espiritual, Kuwabara decidira não se juntar em mais nenhuma aventura com ele... mas ao olhar para Yukina, uma demônio do gelo que se encontrava aprisionada no Mundo dos Homens por um velho ganancioso e cruel que a explorava roubando suas lágrimas (elas se transformam em pedras preciocíssimas), Kuwabara se apaixona perdidamente por ela... E não mede esforços para provar à sua amada que ele é o homem mais corajoso e forte que há sobre a Terra... Junto com Yusuke ele a salva das mãos de Tarukane, e embora ela tenha que voltar para a Ilha de Gelo, Kuwabara não a esquece mais, e se torna ainda mais abobalhado (sim, isso é possível!) quando ela está por perto. Mas a pequena e tímida Yukina não parece se dar conta realmente da paixão de Kuwabara por ela... Kuwabara não sabe que Yukina e Hiei são irmãos...Como Yukina também não, isso nos deixa com as duas únicas pessoas em YYH que não sabem dessa verdade: Kuwabara e Yukina. E pelo jeito, a série termina sem que isso se altere.
Poderes:
Kuwabara tem uma arma que se forma a partir de sua energia espiritual (Rei-ki), é o Rei-ken (Leiken, em português, tradução: Espada Espiritual), na forma de uma espada de luz amarela que ele aos poucos vai aprendendo a manipular melhor. No torneio feito por Genkai, para encontrar um herdeiro para seus ensinamentos, Kuwabara usou-a pela primeira vez, e no decorrer da série ele a aperfeiçoou podendo até mesmo fazê-la ficar flexível, ou se alongar, na forma de uma haste. Além de seu Leiken, Kuwabara tembém tem capacidades psíquicas (assim como sua irmã mais velha, Shizuka), sendo mais sensível do que as pessoas comuns à energia espiritual.
Em termos de força e poderes, é claro que Kuwabara leva uma incrível desvantagem em relação aos demais, por ele ser o único ser humano, mas eu acho que ele consegue se sair bem. Ele acompanha Yusuke nas missões, combate demônios, luta no Torneio das Trevas... mas no final da série, ele não acompanha Yusuke, Kurama e Hiei ao Torneio do Makai... (seria pedir demais, ne? ) ficando no Mundo dos Humanos enquanto isso, estudando duro para tentar entrar para uma universidade.
Minha Opinião:
Bom, Kuwabara não é meu personagem favorito de YYH... mas eu certamente gosto dele! Os momentos mais hilários do anime se devem a ele, o que poderia levar alguém a achar que ele é tipo como que um bobo da corte, alguém que inspira a comédia... Mas Kazuma Kuwabara é muito mais do que motivo de risos... ele é muito corajoso (não é fácil, suponho, ser o único ser humano no time, e ainda ter que estar preparado para lutar contra seres mais poderosos que ele), e tem um enorme coração, no qual seus amigos têm lugar garantido. É tocante ver seu apego à sua gatinha Eikichi e a lealdade que ele tem com aqueles de quem gosta. (Se lembram da sua emocionante reação ao presenciar a morte de Yusuke quando este lutou com Sensui?) Bom, e quando sua querida Yukina está por perto... ele pode estar morrendo, mas ao vê-la imediatamente vira um novo homem! (É o poder do amor...)