Yusuke tem cabelos negros que na maioria das vezes usa esticado para trás com gel, e olhos castanhos. Ele é mais baixo que Kurama. Quando assume a forma Toushin (leia mais abaixo em "poderes") Yusuke ganha marcas negras que se parecem com tatuagens ao longo do corpo (eu creio que se tratem de marcas tribais), e seus cabelos se tornam mais longos, talvez talvez devido à natureza de seu ancestral youkai. Ele assume essa forma na luta final contra Sensui, e quando luta contra Yomi no Torneio do Makai, embora seus cabelos não cresçam neste último.
Personalidade:
Yusuke não gosta de pensar muito, preferindo na maioria das vezes resolver tudo na base da "porrada", é muito impulsivo, mas tem bom coração e um grande senso de justiça. Corajoso e durão, ele não leva desaforo para casa... e Keiko Yukimura, sua amiga de infância e suposta namorada, é a única que se importa com o badboy e tenta fazer com que ele não mate aula ou não se envolva em brigas, mas nem sempre consegue...
Muitas vezes Yusuke vence seus desafios na base da sorte (vide a luta contra Hiei quando ele deu um tiro certeiro no espelho das trevas que refletido atingiu o demônio de fogo pelas costas, e também quando ele escapou do feitiço de Lando porque estava com os ouvidos cheios de limo!) mas Yusuke também é inteligente, e usa essa inteligências nas lutas.
Poderes:
O Rei-gun (em português ficou Lei-gan, e a tradução seria "arma, revólver espiritual") é o principal golpe de Yusuke. Reunindo toda a energia espiritual na ponta do dedo, ele a atira como uma arma contra seus oponentes. É um golpe poderoso o qual Yusuke aperfeiçoa cada vez mais ao longo da série, e quando ele vira Yusuke-Toushin, o jato de energia azul adquire a cor vermelha.
O Shot-gun é um golpe menos poderoso que o Rei-Gun, mas muito eficaz. Como se fosse uma "metralhadora de socos", Yusuke com ele consegue atingir com seu Rei-ki vários inimigos ao mesmo tempo. Outra habilidade de Yusuke é sua velocidade: ele acaba sendo capaz de se mover tão rápido quanto Hiei, sendo impossível para o olho humano acompanhar os movimentos. E é claro, antes de morrer e ressucitar como detetive do mundo espiritual,Yusuke já era muito forte e um grande lutador do mano-a-mano... Os ensinamentos de Genkai foram um fator de grande importância para Yusuke, principalmente depois de Genkai passar para seu discípulo sua arte suprema: o Reikou Hadou Ken (onda espiritual de energia), o que acontece antes da luta contra Toguro no Torneio das Trevas, sendo passada para Yusuke através da Reikougyoku (gema de energia espiritual) que ele absorveu no próprio corpo, em uma provação extremamente dolorosa que ele superou com ajuda de Piu. Após morrer na luta contra Sensui, descobre-se que Yusuke tinha um ancestral demônio (Raizen) sendo assim, um youkai também. Ele ressucita pela segunda vez como Toushin (deus guerreiro) e é desnecessário dizer que se Yusuke já era poderoso como ser-humano, como demônio então, ele se torna quase indestrutível.
Minha Opinião:
Admiro a coragem, a persistência e a lealdade de Yusuke. Seus amigos vêm antes de tudo para ele, e ele não desiste nunca de uma luta, mesmo que tudo indique que não há chance de vitória. Como herói principal, Yusuke foge totalmente à concepção do mesmo, mas só em se tratando daquela história de que o herói principal têm que ser "certinho", pois no resto, suas qualidades fazem dele um personagem cativante. É divertido ver as brigas dele com Keiko, embora é claro que a gente saiba que esses dois se amem... Para mim uma das cenas mais emocionantes foi o final da luta de Yusuke contra Toguro, em que aparecem memórias de Yusuke e Keiko crianças. Muito tocante aquela cena...