Compunha peças para piano e música de câmara. Escreveu pequenas missas, muito embora, por ser contemporâneo do idealismo alemão do século XVII, não pudesse ficar restrito ao espírito litúrgico:Missa em sol, Missa em mi bemol, (1828).A música folclórica, especificamente a vienense, está presente em quase todas as suas obras.Como uma canção folclórica é a mais simples das músicas vocais, nos séculos XVII e XVIII a canção era tida como uma forma popular, e muito raramente como música "artística". No ciclo canções temos: Die schöne Müllerin (A Bela Moleira- 1823);Die Winterreise(Jornada de Inverno-1827); Schwanengesang Canto do Cisne-1828).
Schubert tornou as canções novamente "respeitáveis" como nos séculos XV e XVI, época em que os compositores baseavam as suas missas em melodias folclóricas. Surge então um tipo um
modo particularmente rico e elaborado de canção, com
acompanhamento de piano, intitulado
" lied" , que em alemão significa "canção".Apesar do significado na língua portuguesa, o estilo nada é do que se conhece como "música popular". É na verdade um gênero de poesia lírica. Nesse estilo temos: À Música(817); A Truta); A Morte e a Donzela; Tu és Paz).
Schubert encontrou nos movimentos lentos a energia musical para os "lieder", tendo escrito certa de 634 deles, muitos com poemas de Goethe e já no fim da vida fez com versos de Heine. Bahms, Dvorak e Schumann sofreram grandes influências da músicas de câmara de Schubert.
Podendo ser citadas: Octeto(1824); Quinteto A Truta, para cordas e piano. Compôs ainda músicas para piano: Sonata nº 18;
Wandererfantäsie; Fantasia para dois pianos e quatro improvisos.
>No estilo de músicas orquestrais compôs: Sinfonia nº 5, Sinfonia nº 8 (Inacabada) (1822);Sinfonianº 9 (Grande) (1828)e Rosamunde (1820).
Sãomundialmente famosas a sua Ave Maria que apresentamos na aberturada página. Você poderá ouvir ainda Serenata.
(clique)