Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

FUDGE:

Freeform, Universal, Do-it-yourself Gaming Engine

Sistema de Jogo de Forma Livre, Universal e Faça-Você-Mesmo

Um Jogo de RPG livre

Copyright © 1992, 1995 por Steffan O'Sullivan

Tradução © 2003 Fábio Emílio Costa

Versão: Junho de 1995

5  Desenvolvimento do Personagem

5.1  Desenvolvimento Subjetivo do Personagem

5.2  Desenvolvimento Objetivo do Personagem

5.3  Desenvolvimento pelo Treino

Após jogar um pouco, normalmente a cada seção, o personagem irá desejar que seu personagem cresça em habilidades. Nesse momento, um personagem desenvolvido poderá exceder os limites iniciais de perícias definidos pelo GM (como um Soberbo e três Ótimos). Há duas formas de lidar com o desenvolvimento do personagem, ou "experiência", como normalmente ela é chamada.

5.1  Desenvolvimento Subjetivo do Personagem

Quando o jogador acha que o personagem está suficientemente aprimorado para melhorar em uma certa característica (e quando ele achar que está interpretando bem esse desenvolvimento), ele pede permissão para o GM para melhorá-la. Uma característica pode ser ampliada apenas um nível por vez. Uma característica deve ser usada mais vezes para aprimorar  para ser aprimorada de Boa para Ótima do que para ser aprimorada de Mediana para Boa, e por aí afora. Deveria ser mais fácil aprimorar uma perícia do que um atributo.

Ou o GM pode simplesmente premiar uma boa aventura com o aumento em uma característica que ele imagine que deveria ser aprimorada. Nesses casos, não há a necessidade de uma redução correspondente em outras características – isso é desenvolvimento do personagem, não criação dele.

5.2  Desenvolvimento Objetivo do Personagem

No Sistema de Desenvolvimento Objetivo do Personagem, o GM pode dar Pontos de Experiência (PEX), que o jogador pode usar para ampliar suas características da maneira que quiser, de acordo com a tabela abaixo:

Aumentar uma perícia de: Para: Custa:
Péssima Ruim 1 PEX
Ruim Medíocre 1 PEX
Medíocre Mediana 1 PEX
Mediana Boa 2 PEX
Boa Ótima 4 PEX
Ótima Soberba 8 PEX
Soberba Lendária 16 PEX *
Lendária Lendária-2° Nível 30 PEX *
Cada nível de Lendário: 50 PEX *
* – mais o consentimento do GM
  • Aumentando um atributo:  Triplique o custo para perícias do mesmo nível
  • Adicionando Bençãos: 6 PEX (ou mais) mais o consentimento do GM
  • Adicionando poderes sobrenaturais: 12 PEX (ou mais) mais o consentimento do GM

Uma característica só pode ser ampliada um nível por vez.

O GM pode ajustar esses pontos por níveis para qualquer coisa que ele achar adequada e pode exigir que eles apenas ampliem características que serão usadas significativamente durante uma aventura. Se uma campanha longa está planejada, os custos de PEX deveriam ser dobrados para oferecer terreno para o crescimento dos personagens. Definir perícias de forma precisa também garante que os personagens não ficarão poderosos demais de forma rápida demais.

Como uma base, boa interpretação deveria ser premiada com um a três PEX por seção de jogo, com um limite de quatro PEX para interpretação impecável. Os jogadores podem guardar PEX por tanto tempo quanto desejar.

Níveis de atributos podem ou não afetar os PEX colocados nas perícias. Para simplicidade, você pode ignorar totalmente os níveis de atributos enquanto ampliam os níveis de perícias. Para maior realismo, porém, o GM pode adicionar um custo adicional de +2 PEX (ou mais) quando uma perícia está sendo ampliada para além do atributo apropriado.

Exemplo: Violeta, a Herbalista, tem uma Inteligência Boa. Os custos em PEX para aumentar Herbalismo são normais até que ele tente aumentá-la para Ótima, que é maior que sua Inteligência natural. Nesse momento, ela precisará pagar +2 PEX além dos exigidos pela tabela de experiência: seis PEX para aumentar Herbalismo para Ótimo, e outros dez PEX para aumentá-los para Soberbo.

Essa proposta é recomendada apenas para o desenvolvimento do personagem – não para criação de personagem. O GM deverá informar os jogadores na criação de personagem se essa opção estará valendo, de forma que eles possam planejar os atributos de seus personagens de acordo.

5.3  Desenvolvimento pelo Treino

Aprimorar perícias por meio de EPS não é sempre realista, para ser honesto. Uma seção de jogo pode cobrir apenas algumas horas de tempo de campanha. Permitir que o personagem aprimore uma ou duas perícias diferentes de Mediano para Bom em tão pouco tempo é totalmente absurdo. Mas é divertido para os jogadores e psicologicamente satisfatório, e por isso é recomendável.

Como uma alternativa, ou em adição aos métodos acima, o GM pode permitir que características sejam ampliadas através de quantidades apropriadas de tempo. Isso pode exigir encontrar um professor (o que pode custar dinheiro) ou obter uma profissão apropriada (que pode não ser totalmente dedicada à perícia que você deseja aprender, e portanto exigir mais tempo). Também é possível aprender algo por conta própria, mas o GM deveria dobrar o tempo exigido. Se usar o sistema de Desenvolvimento Objetivo de Personagem, o GM pode (ou não) exigir que os PEX sejam gastos dessa maneira – isso é, você não pode gastar os PEX a não ser que consiga tempo para treinar.

O GM define o tempo e o custo do treinamento e a dificuldade de encontrar um professor. O professor terá duas perícias que deverão ser consideradas: a perícia Ensino, e a perícia a ser ensinada. o jogador pode precisar rolar dados para ver o quão diligentemente seu personagem estuda a perícia. O rolamento pode ser baseado em um atributo como Força de Vontade, Zelo, Sabedoria, Autodisciplina, Auto-Motivação, Psique, Inteligência, etc. Se o jogador conseguir dar uma razão válida para o interesse do personagem em aprender essa perícia, o GM pode dar um bônus de até +2 na característica testada. O GM pode exigir um rolamento de dado simples, ou um rolamento por semana, por mês, etc... Se rolamentos múltiplos forem exigidos, pelo menos metade deles deverão ser bem sucedidos para garantirem o aprimoramento na perícia.

Exemplo: Billy Blaster, cadete espacial, está de volta à Academia após seu primeiro período em serviço. Ele considera que sua perícia Mediana em Pistolas Laser está abaixo do necessário. Ele inscreve-se em um curso de seis semanas em uso de Pistolas Laser, cujo professor é Soberbo em Pistolas Laser e tem uma perícia Ensino Ótima. (Como Billy possui a Benção: Empregado da Patrulha Espacial, esse é um treinamento gratuito para ele). O GM decide que o jogador de Billy necessita passar em um teste de Força de Vontade a cada duas semanas para ver o quanto ele está se dedicando aos estudos. Se pelo menos dois dos três rolamentos forem Medíocres ou melhores, Billy poderá aumentar sua perícia em Pistola Laser de Mediano para Bom, dado o tempo do treinamento e a qualidade do instrutor. Se o treinamento fosse mais curto, ou o instrutor pior, ele poderia precisar conseguir sucessos Medianos ou até mesmo Bons para conseguir aumentar sua perícia de Pistola Laser.

Lembre-se que é muito mais fácil aprimorar uma perícia de Ruim para Medíocre do que de Ótimo para Soberbo. Requer mais tempo, ou Níveis de Dificuldade maiores nos testes de Vontade para ampliar uma perícia já alta.

  Anterior
Próximo
 
Combate, Dano e Cura
Dicas e Exemplos