Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Genocídio Italiano-
Giuseppe
Garibaldi

Carrocinha de Radicchio
IMPERDÍVEL

Fronteiras Meridionais
Idéias de Um "Apelido"

Total
Abrazo - Poesia

Janet Kerr

Garibaldi

Bolivar

Ociosos

Ballet Folklore da Ucrânia

Un Simple Accidente

La Botte

Milagres em Santiago de Compostela

Erros Jurídicos no Processo de Jesus

Meridiano da Tertúlias- Fernando Pessoa

Conto:
O Homem da Jaqueta Plástica

Complexo de Sandra - O Cérebro

Conto - Festa de Noivado

Contos:
O Tonel

Alcântara - Pão, Sal e Foguetes

Das Amazonas Der Ring schließt sich.

Phelippe Rubart - Pintor Frânces

Poesias Ciganas

Reflexões sobre os oprimidos

Adeus Babitonga

Sonho Russo / Foguetão

Guararapes

Cravinhos

Pessankas

Família Reiswitz

Ribeirão Preto

Família Heberle

Contribuição Teuta

Legionários

Meridiano das Tertúlias

Os Brummer

Museu ucrâniano

Registrado em
Cartório:
12/09/1962
Campinas • SP
Brasil
Redação

ANO XXXIX                   www.jornaldosmunicipios.go.to       •  HOME
Português     English     Français     Italiano     Español     Deutsch

 

Escultura em Madeira de Erwin Teichmann - Pomerode / SC

MUSEU UCRANIANO

Vilson José Kotviski


 

       UCRAINOSNAVTVA compreende tudo o que diz respeito a estudos da cultura ucraniana, ou seja, língua, costumes, tradições, entre outros. Dentro deste contexto, a Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), em parceria com a Universidade do Centro Oeste (UNICENTRO), e com apoio financeiro da Fundação Araucária, desenvolveram o projeto do Centro de Memória, onde o professor Yuliy Tatarchenko do Instituto de Ucrainosnavtva de Kyiv (Ucrânia), está designado para desenvolver este trabalho na Unicentro.

O referido Centro de Memória não será um museu, mas sim uma biblioteca virtual onde ficará apontado tudo aquilo que diga respeito à imigração ucraniana no Brasil. Ou seja, museus e seus acervos, nome das famílias dos primeiros imigrantes, número de grupos folclóricos, clubes, associações, igrejas e seus respectivos acervos. Sempre que alguém precisar alguma informação sobre a imigração ucraniana no Brasil, terá este acesso através da UNICENTRO. É um trabalho que precisa do apoio já de toda a comunidade, mesmo porque ele tem desdobramentos num futuro bem próximo como veremos a seguir.

Na continuidade do projeto de Ucrainosnavtva, a UNICENTRO e a RCUB submeteram à aprovação da Fundação Araucária, outro projeto, onde em março/abril deste ano deverá vir à UNICENTRO um doutor em iconografia, para ensinar a técnica de pintar e restaurar ícones. Este professor chama-se Roman Vassylyk, e vem do Instituto de Iconografia de Lviv, em convênio com o Instituto de Ucrainosnavtva de Kyiv. Para a comunidade ucraniana, esse curso será muito importante, pois assim nossos artistas poderão apreender as técnicas ucranianas em Irati, para poderem pintar os painéis de igrejas e ícones, no estilo bizantino como é na Ucrânia, resgatando nossos valores religiosos mais tradicionais. O professor Roman ficará no Brasil, entre 6 a 12 meses.

Outra variante do projeto de Ucrainosnavtva na UNICENTRO, é a vinda, nas férias de julho de 2002, de uma coreógrafa e professora de dança e folclore ucraniano, a professora Liudmila. Ela é a organizadora do Festival de Artes da Ucrânia, realizado anualmente. Ficará apenas um mês, e os grupos folclóricos de todo o Brasil poderão mandar para a UNICENTRO, de 1 a 5 representantes para se atualizarem em técnicas de dança folclórica. O número de representantes deverá ainda ser confirmada oportunamente pela UNICENTRO.

Outro desdobramento muito importante será a implantação a partir de 2003 do curso de letras do idioma ucraniano na UNICENTRO. O vestibular deverá ser realizado para que o mesmo tenha inicio no começo de 2003. O curso além de credenciar professores da língua ucraniana, vai capacitar pessoas que poderão trabalhar comercialmente ou institucionalmente com aquele país. É uma realidade de que a Ucrânia está mais perto, a ida do Presidente Fernando Henrique Cardoso é uma prova clara disto, e aproxima os dois países comercialmente e institucionalmente. Outro assunto que não deve ficar desapercebido, é de que os professores que ministram aulas de ucraniano terão que possuir o respectivo curso de letras, já que o governo tem a disposição de exigir essa condição, para mantê-los nesta posição e com a remuneração do Estado. O curso do idioma ucraniano na sua seqüência vai incorporar matérias como história da Ucrânia, política, iconografia, coreografia e arte.

Por isto o projeto como um todo é muito importante para a comunidade ucraniana, apesar de que muita gente ainda desconhece o mesmo. Mas aqueles que amam sua origem, e tem consciência da sua condição de filhos/netos/bisnetos de ucranianos, ou de ucranianos nascidos no Brasil, tem o dever de apoiar e participar o mais amplamente possível nesta iniciativa, dando todo apoio necessário ao professor Yuliy Tatarchenko, que iniciou o projeto.

O professor Yuliy foi o primeiro cônsul da Ucrânia no Brasil. Foi ele que implantou o Consulado Geral na cidade de Curitiba. É um especialista em Ucrainosnavstva e um patriota ucraniano que ama sua terra e sua gente, seja na Ucrânia ou fora dela. Voltou ao Brasil convidado pela UNICENTRO, para desenvolver e participar do projeto, e principalmente voltou também porque tem um grande amor e admiração pela comunidade ucraniana do Brasil.

 

O MUSEU

Sobre o Museu Ucraniano em Porto União - SC e União da Vitória - PR, os estudos do Ucrainosnavtva ajudarão em muito para o recolhimento de informações e peças históricas, já que a intenção do estudo citado é reunir todos os dados referentes às famílias ucranianas. O estudo do Centro de Memórias será portanto um grande impulsionador para a conclusão do agrupamento do material histórico da imigração ucraniana em Porto União - SC e União da Vitória - PR.


29º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira

Foi realizado nos dias 02 e 03 de fevereiro o 29º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira, na cidade de Rio Azul – PR e nossas cidades estiveram representadas por uma delegação de nove pessoas da comunidade ucraniana, que se juntaram às mais de 300 pessoas, vindas de diversas cidades do Paraná e Santa Catarina.

O Congresso enfocou o tema Liderança, que por sinal, foi muito bem escolhido para o atual momento em que vive a comunidade ucraniana. Foram proferidas várias palestras citando exemplos de lideranças ucranianas, de modo a despertar a consciência dos jovens perante a comunidade. E ainda foi realizada uma atividade em grupo muito eficiente, na qual revelou pontos fracos da comunidade e como poderão ser melhorados.

Tivemos alguns momentos culturais como a palestra do Sr. Yuliy Tatarchenko com o projeto Ucrainosnavtva, e também a apresentação do Grupo "Ivan Kupalo" de Irati, e o baile animado pelo conjunto ucraniano "Os Pepenkes" de Prudentópolis – PR, encerrando no domingo pela manhã com a Santa Missa celebrada pelo Bispo Don Efrain Krevey.

A organização do congresso foi excelente e pela opinião dos participantes de várias cidades do Paraná e Santa Catarina, foi um dos melhores Congressos já realizados, tanto pela estrutura e organização oferecida, quanto pelo conteúdo que foi transmitido. O próximo Congresso, no ano de 2003 será em Papanduva-SC.


Eleição da AJUB

Durante o Congresso foi eleita a nova chapa da AJUB - Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira, para o biênio 2002-2003, sendo que a presidência ficou com o Sr. José Márcio Bobek da cidade de Ivaí – PR, e tendo como vice o Sr. Vilson José Kotviski de Porto União da Vitória. Integram a chapa membros de Irati - PR, Ponta Grossa - PR, Mallet - PR, Rio Azul - PR, Porto União - SC, Curitiba - PR, Canoas-RS, sendo que a maioria é da cidade de Ivaí-PR.

• Festa na Igreja Ucraniana: Nos dias 09 e 10 de fevereiro, a Paróquia São Basílio Magno estará promovendo mais uma grande festa em prol da construção do novo salão. No sábado teremos bingo, com início às 20:00h. E no domingo o tradicional almoço, com perohê, holouptchi, risoto, maionese, saladas, galinhas assadas, churrasco de gado e carneiro, e durante a tarde teremos bingo e atrações diversas. Compareça e saboreie a culinária ucraniana! Lembramos que o almoço pode ser levado para casa.

Alguns congressistas se divertem ao som do violino, com uma Hailka e um Korovai improvisado, num momento de discontração em Rio Azul.

 

WWW.JORNALDOSMUNICIPIOS.GO.TO

  HOME
E-MAIL